Seinfra realiza serviços de manutenção no percurso da Romaria da Penha

Por - em 316

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) executa serviços de manutenção em todo o trajeto da Romaria de Nossa Senhora da Penha. Estão sendo executados reparos na pavimentação, meio fio, terraplenagem, recuperação e desobstrução de galerias, além de revisão da iluminação e ornamental e recuperação da escadaria da Penha. A 250ª Romaria da Penha acontece neste sábado (23).

De acordo com informações da Diretoria de Manutenção, foram executadas intervenções em todas as vias que compõem os 14 quilômetros do percurso da procissão: avenidas João Machado (Jaguaribe); Dom Pedro II (Centro), passando pela frente da Universidade Federal da Paraíba (Castelo Branco); Empresário João Rodrigues Alves/Sérgio Guerra (Bancários) / Walfredo M. Brandão (Jardim Cidade Universitária) – avenida popularmente conhecida como principal do Bairro dos Bancários -, Hilton Souto Maior (Mangabeira); PB-008 e ruas da praia da Penha até chegar ao Santuário.

Todos os anos as equipes da Seinfra redobram a atenção aos trechos que compõem o evento religioso para procurar disponibilizar melhores condições de segurança as centenas de fiéis que passam pelo o trajeto da procissão, principalmente com a recuperação do pavimento e da iluminação pública, além da escadaria da Penha, tradicionalmente utilizada pelos participantes da Romaria.

Tradição – Realizada há 250 anos, a Romaria da Penha atrai todos os anos aproximadamente 250 mil pessoas, sendo uma das mais tradicionais da Paraíba. Os romeiros se concentram inicialmente na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da Capital e percorrem 14 quilômetros até chegar ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, sempre no último domingo de novembro.

História – Anualmente o Santuário da Penha atrai pessoas de todo o país por conta dos milagres atribuídos a Nossa Senhora. Tombado há mais de três décadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), em 26 de agosto de 1980, o Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico, turístico e religioso do Litoral paraibano.