Seinfra realiza vistoria nas obras de iluminação nas BRs e moradores comemoram
O secretário Municipal de Infraestrutura Cássio Andrade realizou no início da noite desta sexta-feira (13), uma vistoria na nova iluminação pública que está sendo instalada há um mês, nas BRs que cortam a Capital paraibana. Segundo a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), os serviços de manutenção realizados, tem o intuito de garantir mais segurança e tranquilidade à população da cidade que reside próximo das duas BRs (101 e 230), que cortam João Pessoa em diferentes zonas.
De acordo com o secretário Cássio Andrade, este trabalho é uma determinação do prefeito Luciano Cartaxo, que desde o início da gestão verificou que a demanda de iluminação pública, era uma das mais pedidas pela população, através do Orçamento Participativo (OP). “Esta é uma determinação do prefeito, para trazer além de tudo, segurança para as pessoas que moram ao longo das BRs, além de beleza e comodidade. O trabalho de restauração iniciou há cerca de um mês e tem a previsão de término em 15 dias, o retorno da população está sendo fantástico, as pessoas estão ligando para Seinfra e para as rádios da cidade, dizendo que esta era uma das melhorias que faltava em João Pessoa”, explicou.
A população das áreas beneficiadas com as melhorias comemora e agradece à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) pela obra de melhoria na iluminação das BRs. Cláudio Manoel Camelo da Silva, faturista, (34), morador local desde 1992, estava na praça Ednalda Mota Lopes, no bairro Costa e Silva e comentou os benefícios que a luz trouxe ao lugar. “Antes era uma escuridão total, a gente não conseguia nem sair com os filhos para passear, porque não tinha estrutura, iluminação e a insegurança pairava. Com a nova iluminação, podemos sair tranquilos e trafegar normalmente e sair com a família novamente”.
Convênio – Os serviços de manutenção da iluminação são executados seguindo um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que anteriormente era o responsável por esta manutenção. O trabalho inclui a instalação de luminárias novas, substituição de lâmpadas, troca de cabos avariados, instalação de novos transformadores e outros serviços elétricos. E a partir de então, os trechos restaurados e outras áreas com iluminação nas BRs que cortam a Capital, serão de responsabilidade da PMJP.
Segundo a Divisão de Iluminação Pública da Seinfra, este tipo de investimento foi feito por causa da reclamação dos moradores locais a respeito da escuridão nos lugares que estão sendo restaurados. “Esse trabalho de restauração tem o objetivo não apenas de melhorar a qualidade da luz, mas, principalmente e o mais importante é dar mais segurança à população que transita e reside nestes trechos próximos às BRs”, disse o engenheiro eletricista, José Herivalter, chefe da Divisão de Iluminação Pública.
Trecho restaurado – Os locais onde estão acontecendo os reparos são três: um trecho de sete quilômetros nos dois sentidos da BR – 101 que vai da entrada da cidade de quem vem do Recife até o viaduto de Oitizeiro; o segundo trecho vai do mesmo viaduto das Três Lagoas até a passarela próxima ao Batalhão do Corpo de Bombeiros; e por fim, a entrada do viaduto na BR – 230 que sobe para a Avenida Acesso Oeste chegando à antiga rodoviária da cidade e Centro Histórico.
Investimento – O custo da realização deste serviço vai ficar em torno de R$100.000,00 (cem mil reais), porque de acordo com o levantamento da Seinfra, as obras vão ser mais extensas do que o previsto devido à falta de manutenção por muitos anos. E também, porque ainda está sendo realizado o trabalho onde são necessárias várias equipes para fazerem os devidos reparos.