Selecionados produtores familiares do PAA que vão fornecer para o Banco de Alimentos
Efetivar a política de segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade social é tarefa fundamental do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Em chamada pública realizada este mês, foram selecionados 54 produtores familiares aptos a fornecerem gêneros alimentícios ao programa, sendo eles da Capital e de cidades como Pedras de Fogo, Caaporã, Conde, Pitimbu, São Miguel de Taipú, Alhandra, Sobrado e Cruz do Espírito Santo. Confira os selecionados no link http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2019/05/2019_Ed_Especial_13-05.pdf
Os recursos são provenientes do Ministério da Cidadania, no valor de R$350 mil em 2019, ajudando a abastecer o Banco de Alimentos municipal, que repassa às instituições cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social os alimentos adquiridos.
“Entidades filantrópicas, ONGs, asilos, casas de apoio, hospitais, cozinhas comunitárias e centros de referência do município que são beneficiados com estes alimentos, ajudando a incentivar os pequenos produtores da agricultura familiar e entregando alimentação de qualidade a quem mais precisa”, pontuou Joaquim Pinto, coordenador do PAA.
Em João Pessoa, mais de 5.500 famílias são beneficiadas, além de 1.370 crianças e adolescentes, 501 idosos e distribuição de outras 5.082 refeições em diferentes pontos da cidade.
José de Arimatéia Diniz, vice-presidente da Vila Vicentina, uma das entidades beneficiadas pelo programa, reforça o quanto é importante o PAA na garantia da nutrição adequada aos mais de 60 idosos atendidos pela instituição filantrópica. “Nós dependemos de doações e a ajuda da Prefeitura é fundamental na alimentação dos idosos que atendemos. São produtos de qualidade e que nos ajudam a fornecer boa nutrição a todos”, finalizou.