Semana de atividades marca Dia Nacional da Luta Antimanicomial em João Pessoa

Por - em 933

Rebeka Paiva

 

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é 18 de maio. Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, a partir desta segunda-feira (16), uma semana de atividades voltadas à conscientização da população em geral. foto.Ivomar Gomes Pereira (34)

 A programação será realizada em diversos locais. No primeiro dia, uma roda de diálogo, com o tema ‘Fortalecendo a saúde mental no território: cuidando e reinserindo’, acontece na USF Timbó I, às 9h. Logo após, terá a apresentação do coral do Caps Caminhar. Já às 10h, os usuários do Caps AD David Capistrano farão uma apresentação na Praça da Amizade.

 Ainda na segunda-feira, as equipes do Caps I Cirandar visitam as Escolas Municipais Ana Cristina (Mangabeira) e Olívio Ribeiro Campos (Bancários) para promover um diálogo com os profissionais da educação.

 As atividades buscam conscientizar a população em geral, principalmente as comunidades que têm serviços voltados à saúde mental, mantendo um diálogo e buscando reinserir na sociedade os usuários deste serviço.

“Essa é uma semana de marco histórico, importante para todos nós que fazemos parte da Saúde Mental, pois é a consolidação da firmação de um novo modelo de cuidado, baseado no resgate dos direitos e autonomia das pessoas com sofrimento psíquico, uso prejudicial de álcool e outras drogas”, comenta Janaina D´Émery, coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental de João Pessoa.

Serviços – O município de João Pessoa tem como política estabelecida a autonomia e os direitos das pessoas com sofrimento psíquico e uso prejudicial de álcool e outras drogas, ofertando uma rede de serviços para atender a essa demanda de acordo com as necessidades dos usuários em todos os níveis de complexidade.

A SMS oferta atendimento aos portadores de distúrbios mentais através da atenção básica no Caps I – Cirandar; Caps AD – David Capistrano; Caps Caminhar; Caps Gutemberg Botelho; Unidade de Acolhimento Infantil; Prontoatendimento em Saúde Mental (Pasm); e nos leitos específicos em hospitais e Residência Terapêutica.

Luta Antimanicomial – A política da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é regida pela portaria do Ministério da Saúde (MS) 3088/11, que cria a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), onde o manicômio não é instrumento da rede de cuidados em saúde mental.

 Dia Nacional – Instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios. Isto aconteceu durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em 1987 na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

 

Confira a programação da semana:

Diálogo com os profissionais da educação: fortalecendo a saúde mental no território – Caps I Cirandar

16/05 – Escola Municipal Ana Cristina (Mangabeira) e Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos (Bancários).

17/05 – Escola Municipal Seráfico da Nobrega.

 

Fortalecendo a saúde mental no território: cuidando e reinserindo – Caps caminhar

16/05 – Roda de diálogo e apresentação do coral do Caps – USF Timbó I, às 9h

17/05 – Roda de diálogo e apresentação do grupo de percussão do Caps – USF Mangabeira I, às 14h

 

Fortalecendo a saúde mental no território: cuidando e reinserindo – Caps Gutemberg Botelho

17/05 – Roda de diálogo e apresentação do coral e percussão do Caps – USF Ipês, às 09h

19/05 – Roda de diálogo e apresentação do coral e percussão do Caps – USF Alto do Mateus, às 14h

20/05 – Roda de diálogo e apresentação do coral e percussão do Caps – USF Santa clara, às 09h

 

Fortalecendo a saúde mental no território: cuidando e reinserindo – Caps AD David Capistrano

16/05 – Intervenção com arte pública, apresentação do Batucaps – Praça da Amizade, às 10h

17/05 – Práticas e discussões acerca da reforma psiquiátrica – Caps AD, às 14h