Seminário debate educação para o trânsito como forma de mudar o comportamento dos alunos

Por - em 727

semob - seminario (4)Aprimorar o conhecimento dos professores sobre as leis e regras de trânsito, para que possam transmiti-las aos alunos e estimular, em sala de aula, uma cultura de paz. Como este objetivo a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, dão continuidade, nesta quarta-feira, ao “II Seminário de Educação para o Trânsito com Cidadania- o Educador é o Condutor”.

O seminário prossegue nesta quarta-feira (7), a partir das 13h, no auditório do Centro Administrativo Municipal, Cam, em Água Fria, com a apresentação da Banda de Acolhimento da Sedec e do Sexteto dos Alunos da Escola Municipal Augusto dos Anjos. Em seguida será proferida a palestra sobre as ações da educação para o trânsito da Semob, encerrando o dia com a experiência de educação para o trânsito nas escolas municipais de Pouso Alegre – Minas Gerais.

Formação de professores – A abertura do Seminário, nesta terça-feira, contou com a participação de mais de cem semob - seminario (3)professores da rede municipal de ensino e com o talento do Sexteto da Sedec.O superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, falou da importância do seminário para a formação dos professores. Para ele é preciso trabalhar a educação para o trânsito por várias vertentes e esse foco de capacitar os professores da rede pública é de fundamental para a  mudança de comportamento das crianças. “Formando a criança de agora ela vai se tornar um condutor muito mais responsável e ter uma compreensão diferente da necessidade de se respeitar a legislação para termos um trânsito mais seguro. Além de formar essa criança para o futuro, a gente também consegue atingir os pais, já que de uma forma bem simples ela acaba levando o que aprendeu em sala de aula para dentro de casa”, concluiu

Para a secretária adjunta de Educação, Edilma Ferreira da Costa, a PMJP está no caminho certo quando faz parcerias com a Semob e a PRF para tratar de um tema que envolve hoje toda a sociedade.  “Não é só um trabalho da escola. É preciso a participação de todos. É um momento de reflexão e de compromisso com a educação para a vida. Queremos desenvolver um trabalho que traga frutos num futuro próximo”.

semob - seminario (8)Experiência – Um dos pontos alto do evento foi a palestra do inspetor Jean Chagas, gestor nacional de educação para o trânsito da PRF, que vai acompanhar todos os trabalhos que serão apresentados até sexta-feira. Em sua explanação, o inspetor falou sobre o papel da educação para o trânsito nas escolas e da importância da parceria com a PRF para viabilizar e canalizar recursos para a Prefeitura na implantação de projetos de educação para o trânsito nas escolas municipais.

A professora Ivonete Dionísio, da CREI Maria Rute de Souza,  que ensina  crianças de cinco anos,  estava empolgada com o seminário. “Vamos aprender e captar novas ideias para que possamos usar no planejamento de nossas aulas”.

Além do secretário adjunto Roberto Pinto, participaram da mesa a secretária adjunta da Sedec, Edilma Ferreira; a coordenadora do Programa de Educação para o Trânsito da Sedec, Ozeni Urtiga; e a chefe da Divisão de Educação da Semob, Gilmara Branquinho.

PROGRAMAÇÃO – AUDITÓRIO DO CAM

Dia 8
13h – Apresentação da Banda de Acolhimento da Sedec
13h20: Palestra : Educação para o Trânsito no Olhar de uma Cidade Educadora
14h – Palestra II : O Trânsito como Cidadania
17h – Encerramento
 
Dia 9
13h – Apresentação da Banda de Acolhimento da Sedec e de Grupo de Chorinho
13h30- Palestra I – Projetos de Educação para o Trânsito
15h- Palestra II- Projeto de Capacitação para Professores
17h – Encerramento