Seminário qualifica equipes do Serviço de Atenção Domiciliar de João Pessoa

Por Thibério Rodrigues - em 773

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A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está qualificando os profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) para melhorar o atendimento aos pacientes. A capacitação teve início nesta sexta-feira (26) e segue até o sábado (27) com palestras, debates e apresentações de experiências de sucesso do serviço. O seminário ocorre na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).

O SAD presta assistência a uma média de 300 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com dificuldades temporárias ou definitivas de locomoção para chegar a uma unidade de saúde. A coordenadora do serviço, Gillane Ferreira, destaca a importância de capacitar os profissionais periodicamente como forma de qualificar o atendimento. “Estamos discutindo experiências exitosas na atenção domiciliar e debatendo com os profissionais as melhorias que podemos fazer no serviço”, afirmou.

Durante o encontro, os profissionais estão construindo uma cartilha de orientação aos cuidadores dos pacientes com informações relacionadas à higiene bucal e corporal do paciente, mudança de posição no leito para evitar lesões de pele, alimentação adequada, entre outros pontos. “Estamos iniciando essa discussão e quando a cartilha estive finalizada vamos divulgar para população”, disse Gillane.

Além da apresentação de experiências e a construção da cartilha, a programação do primeiro dia ainda incluiu palestras sobre oxigenoterapia domiciliar e cuidados paliativos. A programação será concluída no sábado com uma capacitação em noções de primeiros socorros, ministrada por enfermeiro Samu.

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Atendimento domiciliar – Os usuários da rede municipal de saúde de João Pessoa que possuem dificuldade física de locomoção e necessitam de acompanhamento profissional contínuo podem contar com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que busca levar até o paciente um atendimento mais humanizado e multiprofissional.

Para cuidar de pessoas que precisam ser atendidas em casa devido ao seu estado de saúde, o SAD conta com o trabalho de 70 profissionais que se dividem em sete equipes básicas (formada por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos em enfermagem) e três equipes de apoio (formada por fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e farmacêuticos).

Experiência – Fonoaudiólogas do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Capital foram premiadas pelo Ministério da Saúde como uma das 10 experiências mais exitosas de atenção domiciliar em saúde do idoso. Simone Lins e Marcela Leiros receberam o prêmio a partir do projeto ‘Fonoaudiologia na qualidade de vida alimentar’, que desenvolveram a partir das experiências de cuidado com seus pacientes do serviço.