Seminário sobre violência contra a mulher reúne mais de 200 participantes

Por - em 648

O “I Seminário Municipal de Saúde da Mulher: Direito, Gênero e Violência – Perspectiva e Desafios da Política de Saúde da Mulher em João Pessoa” e o “IV Seminário: Violência e Estimulo à Cultura de Paz” reuniram mais de 200 pessoas no Hotel Netuanah, nesta segunda feira (25). Promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), o evento duplo, que se encerra nesta terça (26), promove debates sobre as ações do poder público no combate à violência contra mulher.

Para a técnica responsável por Acidentes e Violências da SMS, Niviane Ribeiro, é primordial que os profissionais de saúde estejam capacitados. “Eles precisam saber quais são os serviços disponíveis e como encaminhar as vítimas àquele que for mais condizente com a situação dela”, disse. Segundo Niviane, a violência cometida contra mulheres possui várias nuances e tem sido objeto de análise de políticas públicas no campo da saúde pela magnitude das mortes e internações e também pelos impactos gerados na sociedade, em especial nas famílias.

No segundo dia do evento acontecerá o lançamento do cartaz “Até 72 Horas”. A campanha vai instruir as vítimas de estupro ou abuso sexual a procurar atendimento médico nas primeiras 72 horas depois da violência – período estratégico para prevenir doenças e gravidez.

 

Programação:

 

Terça-feira, 26

 

8h às 8h30 – Vídeo e mesa redonda

“Redes de atenção à mulher em situação de violência”, com Liliane de Oliveira (CRM), Beth Alcoforado (ICV) e Elinaide Alves (Sendh).

 

10h às 12h – Lançamento e debate

Cartaz “72 Horas”, de Valmont Toscano.

 

14h – Oficina

“Violência contra a mulher” (para os profissionais da Atenção Básica), com enfoque no conceito de violência, tipos, rede de assistência e notificação.

 

17h – Encerramento

 

Serviços de Referências – Delegacia, Centros de Referência, Disque 100, Ceav, Creas, Programa de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Pamvvs), Instituto Cândida Vargas, Conselhos Tutelares, Gemol, Policia Militar-190, Defensoria Pública, Curadoria do Cidadão, Hospital de Trauma, Hospital Frei Damião, Promotoria de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.