Serviço de ginecologia para mulheres cadeirantes começa a funcionar no Cais de Jaguaribe

Por - em 1935

Rebeka Paiva

fotoIvomar Gomes Pereira (43)A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou nesta quinta-feira (17), no Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais) de Jaguaribe, o serviço de atendimento ginecológico para mulheres cadeirantes. O novo serviço da rede municipal de saúde é uma realização conjunta das áreas técnicas de Saúde da Mulher, Pessoa com Deficiência e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da SMS.

O serviço é único na área na área de ginecologia na Paraíba e um dos únicos na região Norte/Nordeste especializado em atender mulheres com deficiência física e dispõe de uma sala adaptada com mesa ginecológica especial para a realização de exames, a exemplo do citológico, além de uma equipe de profissionais treinados para atender às usuárias.

“Esse é um serviço que existe em poucos lugares do País e aqui na Capital estamos ofertando às nossas usuárias, agora essas mulheres poderão usufruir de algo que é direito delas”, comenta o secretario de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio. “Um dos compromissos dessa gestão é dialogar sempre com a pessoa com deficiência e ofertar a essa comunidade um tratamento especializado, diferenciado e humanizado”, completa o secretário.

Carol Vieira é usuária da rede pública de saúde e deficiente física, para locomover-se necessita da cadeira de rodas, para ela a implantação desse atendimento especializado na rede pública de saúde é um ganho extraordinário.

“Mesmo sendo portadoras de deficiência ainda somos mulheres e precisamos de determinados tipos de atendimentos como qualquer outra, essa espaço nos desvencilha das nossas deficiências e nos permite reconhecimento e atendimento especializado que antes não nos era ofertado”, comenta Carol, que completa, “As dificuldades de acesso são inúmeras, tanto por causa de barreiras arquitetônicas e estruturais, quanto barreiras atitudinais de pessoas e até profissionais da saúde que não sabem lidar ou não estão preparados para lidar com pessoas deficientes físicos, principalmente se for mulher. É um ganho extraordinário, uma conquista histórica, é um serviço que inicia na atenção básica, mas que vai para a área da média e alta complexidade já que teremos um atendimento multiprofissional”, comemora Carol Vieira.

Atendimento – Para ter acesso ao serviço, as usuárias deverão procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) e serão encaminhadas para a realização dos exames no serviço no Cais Jaguaribe. Os atendimentos acontecerão todas as quintas-feiras, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

Como o serviço está localizado junto ao CTA as usuárias também terão acesso a serviços para testagem de DSTs.

Mês da Mulher – Durante todo o mês está sendo intensificada a realização dos exames de mamografia, exame citopatológico, cirurgia ginecológica (histerectomia) e palestras sobre planejamento familiar e outras temáticas como importância do pré-natal, violência doméstica e sexual, saúde da mulher idosa, saúde bucal e gravidez na adolescência.

As atividades estão acontecendo em diversos serviços da rede municipal de saúde como o Instituto Cândida Vargas (ICV), Hospital Santa Isabel (HMSI), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) e nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Saúde da Mulher – A área técnica de Saúde da Mulher é responsável pelas ações voltadas ao público feminino, a exemplo de assistência ao pré-natal, incentivo ao parto natural e redução do número de cesáreas desnecessárias, redução da mortalidade materna, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, entre outras ações que funcionam de forma integrada entre a Atenção Básica, Atenção Especializada e Rede Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde.

Pessoa com Deficiência – A SMS tem trabalhado na perspectiva de ampliar o acesso e qualificar atendimento às pessoas com deficiência no SUS, com foco na organização em rede e na atenção integral à saúde, contemplando as áreas de deficiência auditiva, física, visual, intelectual, ostomias e múltiplas. Além de desenvolver ações de prevenção e identificação precoce de deficiências na infância e vida adulta.

As ações de saúde para a pessoa com deficiência possuem um caráter transversal e para se ter uma maior resolutividade as ações são realizadas em parceria com diversos seguimentos da saúde e da sociedade.

CTA – Para saber mais informações sobre DSTs, Aids e Hepatites Virais, o usuário pode ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento de João Pessoa, lá a pessoa pode receber orientação e ainda fazer o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite C. Vale lembrar que a identidade do cidadão é preservada. O Centro funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, está localizado na Rua Alberto de Brito, S/N, Cais Jaguaribe. O telefone de contato é o (83) 3214-6092.