Serviço de Práticas Integrativas da Capital é destaque no Canal Saúde, da Fiocruz

Por - em 843

Arthur Araújo

P1000066O Serviço de Práticas Integrativas e Complementares oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi destaque do programa Canal Saúde, da Fundação Fiocruz. A equipe visitou o Centro Equilíbrio do Ser, que oferece atividades integradas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas como forma de promoção da saúde.

Ao todo, são 30 as diferentes atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) gratuitamente. Entre elas estão a biodança, massagem ayuvérdica, aurículoterapia e acupuntura.

De acordo com a coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mônica Heiyoan, este tipo de serviço age diretamente na resolução de um grande problema no sistema de saúde. “O principal fator para o gargalo na atenção especializada e de alta complexidade é a falta de autocuidado e esclarecimento sobre a sua qualidade de vida”, afirmou.

Muitos usuários afirmam terem sentido grandes mudanças em sua vida depois de terem passado a praticar atividades integrativas. É o caso de Maria Aparecida, que se livrou de dores e inchaços por meio da Yoga. “Eu sofria de fibromialgia, ansiedade e dores musculares e a médica me encaminhou. Pratico Yoga há seis meses e já sinto uma enorme diferença”, contou.

Fátima Cantalice, por sua vez, encontrou uma saída para a depressão na permacultura, que é a integração com o meio ambiente. “Eu era uma plantinha fraca, de galhos secos. Hoje eu sinto que tenho poda, tenho perspectiva de novos ramos e muito verde. Que é uma cor que pra mim significa vida”, afirmou.

O vídeo com a matéria completa pode ser assistido no link http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=PB-Joao-Pessoa-CSE-0079.