Serviços essenciais de saúde funcionam durante feriado de final de ano

Por Rebeka Paiva - em 605

D R T . R J .15855.

Os munícipes de João Pessoa e turistas que precisarem utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS) durante as festividades de Réveillon terão acesso aos serviços essenciais de saúde funcionando normalmente, uma vez que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém os atendimentos de urgência e emergência sendo realizados 24h.

“Os pessoenses e nossos turistas podem curtir seu Réveillon normalmente e caso seja necessário nossa rede assistencial de urgência e emergência estará preparada para prestar os cuidados necessários a esses usuários”, destaca o Secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio.

Os serviços porta de urgência e emergência da rede municipal de saúde como os hospitais municipais do Valentina, Ortotrauma, Maternidade Cândida Vargas, as Unidades de Pronto de Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão normalmente, com esquema de atendimento especial. A exceção é o Hospital Municipal Santa Isabel, que não atua como porta aberta, recebendo paciente apenas via regulação, que também estará funcionando normalmente.

Na Atenção Especializada, haverá atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) Torre, que funciona 24h. O Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm) e os Centros de Atenção Psicossocial que dispõem de cuidados 24h horas por dia para pessoas com transtornos mentais que necessitem de avaliação e acompanhamento clínico de urgência, também estarão atendendo normalmente.

Seguindo a determinação da portaria nº 1240/2018, da Secretaria de Administração (Sead), que alterou o expediente da Prefeitura para as festividades de final de ano, a parte administrativa da SMS, as Unidades de Saúde da Família (USF) e as Policlínicas Municipais localizadas em Jaguaribe, Mangabeira e Cristo, Mandacaru, Praias e do Idoso estarão fechadas na segunda-feira (31), e terça-feira (1° de janeiro), retornando ao atendimento na quarta-feira (2).