Sine-JP e Sedes debatem com empresários qualificação no mercado

Por - em 475

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizarão na próxima quarta-feira (6) o II Encontro Direito ao Mundo do Trabalho. O objetivo do evento é conhecer as necessidades dos empresários, no que se refere à qualificação da mão de obra, e oferecer oportunidades para o preenchimento de vagas no mercado.

Conforme a coordenadora do Sine-JP, Ludmila Carvalho, há muitas demandas pelas empresas que não são preenchidas, principalmente no setor de gastronomia e da construção civil. Contudo, ela frisa que há mão de obra qualificada em João Pessoa para ocupar estas vagas, só é preciso haver uma nova adaptação do mercado para oferecer oportunidade a quem tem talento e determinação para executar o trabalho demandado, mesmo sem experiência.

“Há muita gente capacitada pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), com cursos realizados no sistema S, e que só precisa de uma oportunidade. No Sine-JP, a maioria das vagas é para pessoas com experiência de seis meses comprovada em carteira, mas precisamos apresentar essa nova opção para o mercado. Os cursos do Pronatec, por exemplo, são muito práticos e formam o profissional dando a vivência do mercado”, explicou ela.

Segundo Ludmila Carvalho, já há empresas adotando esta prática de contratação sem experiência. “Uma gigante do setor têxtil, por exemplo, contratou todos os capacitados de uma turma do Senai. Outro caso é o de um restaurante que quis contratar um garçom que nunca tinha trabalhado na função, mas que tinha o curso de qualificação”.

Debate – Conforme a chefe de intermediação de mão de obra do Sine-JP, Lilian Pereira, o evento é uma oportunidade para os empresários apresentarem suas necessidades e trocarem informações em um debate sobre a qualificação do trabalhador. Eles poderão sugerir cursos de capacitação na realidade da demanda do mercado.

“Na gastronomia falta pessoal para todo tipo de função nos estabelecimentos, como cozinheiro, auxiliar de cozinha, administrador, garçom e auxiliar de serviços gerais, por exemplo. Mas, além disso, queremos ouvir as sugestões para trabalharmos no encaminhamento da mão de obra que já existe e na capacitação de mais pessoas”, destacou Lilian Pereira.

O II Encontro Direito ao Mundo do Trabalho vai acontecer próxima quarta-feira (6), às 13h, no auditório do Unipê, na BR 230, em Água Fria. As empresas que desejam participar devem confirmar presença pelo e-mail intermediação.sinejp@gmail.com ou pelos telefones 3214 1809 ou 3214 1712.