SMS apresenta dados de câncer de próstata e oferta de serviços de saúde do homem na Capital

Por Thibério Rodrigues - em 655

D R T .R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa apresentou, nesta terça-feira (12), dados sobre casos de câncer de próstata e a oferta de serviços de prevenção ao câncer de próstata na Capital. Com tema “Cuidando da Saúde de Novembro a Novembro”, a apresentação aconteceu no auditório da Estação das Artes, anexo à Estação Cabo Branco, e faz parte da programação alusiva à campanha Novembro Azul.

De acordo com dados do Datasus, este ano já foram diagnosticados 330 casos de câncer de próstata em João Pessoa. Em relação ao número de óbitos, já foram registrados, de 2015 até setembro de 2019, 272 mortes decorrentes da doença na Capital, sendo 52 nos nove primeiros meses deste ano.

Para o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, é importante que os homens procurem os serviços de Atenção Básica para realizar os exames de rotina e cuidarem da saúde de forma integral. “O câncer de próstata é o agravo de maior destaque na mobilização do Novembro Azul, mas hoje é preciso ir além e compreender que existem outros agravos de mortalidade e trabalhar todos eles em prol da melhoria do cuidado prestado à população masculina”, afirmou.

D R T .R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

Serviço – De acordo com o coordenador da área técnica de Saúde do Homem, Késsio Brito, os principais exames para a detecção do câncer de próstata são: antígeno prostático específico (PSA), ultrassonografia da próstata, toque retal e biopsia celular. Para ter acesso aos exames, o usuário a partir dos 50 anos de idade deve procurar primeiramente sua unidade de saúde da família (USF) de referência.

“O cuidado deve ser o ano inteiro. Para isso, temos as políticas de prevenção nas unidades de saúde da família e, quando necessário, os usuários são encaminhados para os médicos especialistas e para a realização de exames especializados”, afirmou.

Programação – Durante o mês de novembro, serão intensificadas as ações de prevenção ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem nas unidades de saúde da família (USF), policlínicas municipais e hospitais da rede municipal. As atividades são voltadas para os usuários e servidores da rede municipal de saúde.

Câncer de próstata – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de aproximadamente 68 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2019. De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), criado pelo Datasus, foram 15.391 mortes decorrentes da doença em 2017, no Brasil.