SMS apresenta Plano Operativo Municipal para representantes do Ministério da Saúde

Por Rebeka Paiva - em 678

Na tarde dessa quinta-feira (27), a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Giovana Medeiros, junto com representantes da área técnica da criança e do adolescente da SMS, da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apresentaram aos representantes da Coordenação Geral de Saúde dos Adolescentes do Ministério da Saúde o Plano Operativo Municipal (POM) para promoção, proteção e recuperação da saúde da população jovem em conflito com a lei.

A construção do POM está em fase de finalização e foi apresentado aos representantes do Ministério da Saúde a fim de discutir nacionalmente os pontos colocados no Plano. “Recebemos os representantes da Coordenação Geral da Saúde dos Adolescentes para discussão e orientações sobre a finalização do nosso Plano Operativo Municipal, o que é de extrema importância visto que o último plano operativo começou a ser construído em 2011, mas não foi concluído nem efetivado”, destacou Ana Giovana.

O Plano Operativo Municipal tem como objetivo estabelecer diretrizes para a implantação e implementação de ações de saúde que incorporem os componentes da atenção básica, média e alta complexidade a fim de promover, proteger e recuperar a saúde da população adolescente em regime de internação e internação provisória.

Após a construção do Plano, ele precisa ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e pelo Conselho de Direito da Criança e do Adolescente para então entrar em vigor.