SMS capacita 90 profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família

Por - em 679

DA partir da próxima semana, a população da Capital contará com mais 14 equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Para a capacitação dos 90 profissionais que integrarão as equipes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma oficina de três dias no Hospital Santa Isabel.

Ao todo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) terá 34 equipes de apoio à saúde da família, divididas por territórios e servindo de complemento especializado para o atendimento à comunidade. As equipes são formadas por assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos e terapeutas educacionais.

Para a secretária de Saúde, Mônica Rocha, os núcleos contribuem para a expansão de ofertas no atendimento especializado, complementando o trabalho dos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF). “As novas equipes irão fortalecer a atenção primária, ampliando o cuidado integral ao usuário”, afirmou.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da SMS, Lucineide Braga, as equipes irão melhorar a cobertura nas diversas regiões da Capital, pois atuam por território em conjunto com as equipes de saúde da família. “Esses profissionais atuarão no apoio matricial, apoio gerencial e nos seus núcleos específicos. As novas equipes já estarão em campo a partir da segunda-feira”, explicou.D

Nasf – O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) é uma política do Ministério da Saúde que tem o objetivo de fortalecer a Atenção Básica por meio de apoio direto multiprofissional em várias áreas do saber. Cada equipe do Nasf e da Saúde da Família se responsabiliza em conjunto pelos problemas de seu território de atuação.

Tais equipes articulam a qualidade da atenção ao usuário entre USF, hospitais, centros de especialidades e as unidades de práticas integrativas. Dessa forma, os profissionais demandam medidas organizativas de integração conjunta dos projetos terapêuticos individuais ou coletivos na rede das vigilâncias, atenção básica e das referências de especialidades.