SMS capacita enfermeiros para atendimentos de urgência e emergência

Por - em 539

DCom o objetivo de treinar os enfermeiros e técnicos em enfermagem da rede municipal para identificar casos de urgências e emergências como paradas cardiorrespiratórias e síndrome coronariana (infarto), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo um curso de capacitação de suporte básico e avançado de vida e classificação de risco.

O curso é realizado no Hospital Municipal do Valentina, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Ao todo, mais de 120 profissionais estão sendo treinados, divididos em duas turmas. As aulas para a primeira turma aconteceram durante esta semana. A capacitação da segunda turma está prevista para os dias 7, 8 e 9 de outubro.

De acordo com Najara Rodrigues, diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, a capacitação vai agilizar o atendimento além de aumentar as chances do paciente de sobreviver, uma vez que os primeiros socorros são prestados pelas equipes de enfermagem.

“Com esse curso posso detalhar meu atendimento e assim ajudar a salvar vidas, pois quanto mais rápido e preciso for o socorro mais chances o paciente tem de sobreviver”, comentou a enfermeira Elen Regina, enfermeira da UPA Célio Pires de Sá, localizada no bairro Valentina Figueiredo.

Urgência e emergência – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) possui uma rede integrada de urgência e emergência para atender à população 24 horas por dia. Os atendimentos nos serviços deste perfil funcionam de acordo com a classificação de risco do paciente.

Os principais serviços de urgência e emergência oferecidos aos moradores da Capital são o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Complexo Hospitalar Tarcísio Burity (Ortotrauma de Mangabeira) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Oceania e Célio Pires de Sá.

UPA – Nas UPAs, os principais tipos de atendimento são casos de hipertensão, distúrbios metabólicos, febres, dor torácica, síndromes coronarianas agudas, insuficiência cardíaca descompensada, asma, pneumonia, gastroenterites, amigdalite infecciosa e quadros virais.

Ortotrauma – O Ortotrauma de Mangabeira realiza consultas, observação e internação nas áreas de clínica médica, urgência geral, ortotraumatologia, bucomaxilo-facial e pediatria. O hospital disponibiliza também exames complementares e atendimento em diversas especialidades como cardiologia, hematologia, endocrinologia, reumatologia, ortopedia, entre outras.

Samu – Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 é um serviço de saúde que funciona 24 horas por dia, atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares de João Pessoa. Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas dos atendentes que estão de plantão. A central funciona no prédio do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.