SMS capacita gestores da Rede Municipal de Educação para o combate ao Aedes aegypti

Por Rebeka Paiva - em 417

SMS (17)(1)Rebeka Paiva

Nesta sexta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional de Mobilização da Educação para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti e, em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) capacitou os diretores das escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da rede municipal de educação para que a partir de agora eles também possam atuar como multiplicadores de informações sobre Aedes aegypti.

De acordo com Nilton Guedes, gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), essa capacitação tem como propósito somar forças no trabalho educativo que já vem sendo executado pela SMS e segue a determinação do prefeito Luciano Cartaxo, para que haja uma maior integração das secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para o combate ao mosquito.

“Estamos orientando esses gestores sobre as formas de prevenção e controle do mosquito, como identificar focos, além de explicar mitos e verdades em torno do Aedes aegypti. A partir de agora esses gestores são multiplicadores dessas informações e levarão esse conhecimento para suas Escolas e Creis para que sejam repassadas aos seus alunos e funcionários”, explica Nilton Guedes.

Para Sheila Cavalcante, diretora de uma das escolas municipais, essa capacitação vai contribuir não apenas para que esse conhecimento chegue aos alunos e funcionários, mas que ele atinja muitas outras pessoas.

“Quanto mais informações tivermos melhor preparamos a equipe, que assim pode repassar esses conhecimentos de forma mais dinâmica aos nossos alunos e esses, por sua vez, vão transmitir o conteúdo aprendido aos seus pais, familiares e amigos, então as informações serão disseminadas e mais pessoas vão recebê-las e assim cada um vai poder fazer melhor sua parte e de forma mais consciente”, comenta a diretora.

Denúncias e informações – Diariamente os agentes de vigilância ambiental realizam visitas domiciliares no combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. As ações são educativas junto à comunidade e também na busca e eliminação de focos. Algumas dessas atividades têm o apoio do Exército Brasileiro.

Para informações ou denúncias de possíveis focos do mosquito, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental da Prefeitura de João Pessoa. O telefone é o 3214-5718. Se preferir, o cidadão pode ligar ainda para a Ouvidoria da Saúde pelo número 160.