SMS capacita mais duas turmas de profissionais para atendimento em Libras

Por Rebeka Paiva - em 600

Prestar um melhor atendimento aos usuários portadores de deficiência é um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por isso a SMS tem capacitado seus profissionais para o atendimento desses usuários na linguagem brasileira de sinais e nos próximos dias 6 e 7 de maio mais duas turmas estarão sendo formadas.

“Essa formação é de extrema importância para o profissional que está se aperfeiçoando em sua profissão, mas principalmente para o usuário surdo que vai conseguir se comunicar mais tranquilamente quando chegar ao serviço”, explica a intérprete da SMS e monitora do curso, Rosângela Lima.

Nesta quinta-feira (6) acontece o encerramento do curso de libras dos profissionais da saúde do Hospital Municipal Santa Isabel. O encerramento acontece a partir das 14h, no Espaço Florescer, que fica localizado dentro do Hospital. Já na sexta-feira (7), a partir das 9h, é o encerramento do curso dos profissionais do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Mangabeira.

O curso de Capacitação em Libras foi ministrado pelas profissionais e intérpretes da SMS e teve duração de dois meses e meio, contabilizando 20h. No curso foi ensinado o módulo básico, com introdução ao assunto e o processo linguístico.

Atendimento qualificado – Atualmente o Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Cristo tem intérprete em tempo integral no serviço. Em seis unidades de saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Oceania e Célio Pires de Sá (Valentina) e no Samu têm profissionais com qualificação em Libras, que auxiliam no acolhimento e primeiros contatos. Além desses, na atenção básica existem quatro intérpretes de Libras para acompanhamento dos pacientes em exames e consultas.