SMS capacita médicos da nova Unidade de Pronto Atendimento do Valentina

Por - em 476

Cerca de 20 médicos que integrarão a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, no bairro Valentina Figueiredo, participam de um treinamento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No encontro, que ocorre na noite desta sexta-feira (8), os profissionais serão capacitados para um melhor tratamento e nos casos de emergência em infarto, utilizando o medicamento trombolítico.

“Já estamos começando a qualificar os profissionais que vão estar inseridos no atendimento de emergência da nova UPA. O medicamento trombolítico é utilizado em casos de infarto no miocárdio e os profissionais precisam estar cientes da importância da administração deste remédio para salvar a vida do paciente”, enfatizou coordenadora da gestão hospitalar da SMS, Maria Dorinha Soares Macedo.

De acordo com o instrutor, o médico cardiologista João Moraes, o objetivo da capacitação é orientar os profissionais de João Pessoa para iniciar o tratamento com a maior brevidade possível. “O profissional precisa estar apto para identificar e tratar o paciente de forma adequada, o quanto antes. Quanto mais rápido for o atendimento, mais chances ele tem de sobreviver e mais cedo ele receberá alta do hospital”, afirmou.

Trombolítico – No infarto, a artéria que irriga o coração fica obstruída. Com isso, o sangue não consegue levar oxigênio para o coração e o músculo cardíaco entra em necrose, causando o infarto e podendo ocasionar uma parada cardíaca. O medicamento trombolítico desfaz a obstrução e a circulação no coração volta a acontecer, interrompendo o infarto.

O trombolítico é de fácil e rápida administração, apenas uma ampola é suficiente. Além disso, o uso precoce do medicamento reduz as chances de o infartado apresentar sequelas como insuficiência cardíaca, que obriga o paciente a tomar medicamentos por toda a vida. Ou seja, além do benefício à população, a medida diminui o valor gasto com a compra de medicamentos que seriam utilizados em casos com sequelas.

UPA – A Unidade de Pronto Atendimento Célio Pires de Sá, situada no bairro Valentina Figueiredo, deverá realizar aproximadamente 400 atendimentos ao dia e contará com o trabalho de 309 servidores, dentre eles médicos (clínicos gerais, ortopedistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais e etc.

A unidade funcionará 24 horas por dia, durante toda a semana, e contará com 14 leitos, sendo nove para observação, três para emergência e dois para isolamento, seis consultórios, sala de medicação, serviço de raio-X, laboratório de coletas, sala de gesso, farmácia e uma base para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de outras instalações.

A perspectiva é que a unidade atenda uma população estimada em mais de 200 mil habitantes, recebendo toda a demanda em urgência e emergência da região Sul da cidade, reduzindo a sobrecarga de atendimentos no Hospital do Valentina e no Ortotrauma de Mangabeira.

As obras já estão em fase de finalização e contam com investimentos de quase R$ 4 milhões, em uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa com o Governo Federal.