SMS capacita residente que atuam nas Unidades da Saúde da Família sobre políticas públicas do SUS

Por - em 427

Luzia Santos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início nesta terça-feira (19) à capacitação de profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Cerca de 20 profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia e psicologia participam da iniciativa inédita no âmbito da gestão capital.

Segundo Niedja Siqueira, diretora de Atenção Básica da SMS, o objetivo é levar informações aos residentes sobre o funcionamento das áreas técnicas. “Com a capacitação os profissionais vão conhecer os serviços de saúde desde a atenção básica até a média complexidade” destacou. Acrescentando que durante a capacitação os residentes vão conhecer o funcionamento de gestão e de políticas públicas de saúde de várias áreas técnicas, entre elas da criança e do adolescente, da mulher, do idoso e de doenças crônicas.

Os estudantes residentes multiprofissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) da capital há quase um ano vão ficar cerca de duas semanas em cada área técnica para conhecer o seu funcionamento.

Segundo o nutricionista e coordenador de saúde da criança da SMS, Edgar Oliveira, responsável pela exposição inicial, a preocupação é deixar os residentes apropriados da realidade que vão vivenciar de acordo com o que está preconizado pelo Ministério da Saúde, quanto à assistência nos serviços de saúde da rede SUS.

“Durante a qualificação, os residentes da Saúde da Família vão poder ter acesso às informações de como a rede de João Pessoa está estruturada para atender a saúde da criança e o adolescente, além dos demais serviços da rede. Eles também vão conhecer as políticas públicas mais recentes implantadas, os resultados alcançados e as metas do programa que foram atingidas,” salientou o coordenador.

Para a enfermeira Giséli Bezerra de Oliveira a qualificação favorece a melhoria no serviço. “O conteúdo apresentado nas exposições se soma com a prática que vem desenvolvendo. Quando a gente participa de uma capacitação, eles trazem outro conteúdo que complementa aquilo que você já fazia ou pode se aperfeiçoar na própria unidade de saúde da família”.