SMS conclui a capacitação da sexta turma de Agentes Comunitários de Saúde

Por - em 833

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS) realiza a capacitação da última turma dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para ofertar uma assistência mais qualificada na Atenção Básica. Nesta quinta-feira (16), a partir das 13h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, participam da capacitação cerca de 170 profissionais, que integram a sexta turma. Ao todo foram capacitados cerca de 800 agentes divididos em seis turmas.

A capacitação tem como tema a ‘Atualização das Práticas de Trabalho e Primeiros Socorros’ e é ministrada por gestores da SMS e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Para construir a capacitação dos ACS, gestores da SMS se reuniram com agentes representantes de cada distrito sanitário onde discutiram experiências e necessidades.

“Que bom que conseguimos atingir o objetivo de qualificar nossos profissionais que atuam na base dos serviços de saúde, fortalecendo ainda mais o trabalho da Atenção Básica e a prestação de serviços aos usuários do SUS da Capital!”, destaca a secretária adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.

Capacitação – A capacitação é uma iniciativa da SMS voltada aos profissionais envolvidos na rede da Atenção Básica para melhorar o atendimento dos usuários e ofertar uma melhor qualidade de vida à população. Já foram capacitados recepcionistas, auxiliares de farmácia, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e agora os Agentes Comunitários de Saúde.

Gerente Saúde – O programa foi lançado em fevereiro de forma piloto, mas todas as 98 USFs já contam com a presença de um Gerente Saúde. Eles atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP e facilitam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames, geram economia de recursos, materiais e de tempo, além de criarem um vínculo especial dos usuários com a rede. O projeto, pioneiro em todo o Estado, é fruto da persistência, acompanhamento e diálogo que a atual gestão imprimiu à Saúde na busca por mais resultados.