SMS conta com 110 farmácias em suas unidades, além de integrar programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’
Lílian Pedreira
Para garantir a continuidade da assistência a população, à Rede Municipal de Saúde de João Pessoa conta com 110 farmácias funcionando. O serviço está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básica de Saúde (UBS), nos Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nos hospitais da rede, além das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
A relação de medicamentos garante a assistência de até 80% das doenças que atinge a população, tais como anti-hipertensivos, anti-inflamatório, contraceptivos, antimicrobianos, hipoglicemiantes orais, entre outros. Para ter acesso aos medicamentos e serviços oferecidos é necessário que o usuário tenha o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além desse serviço, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também integra o programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’, do Governo Federal, que possui rede própria e também funciona em parceria com farmácias e drogarias da rede privada.
O programa visa beneficiar aquela parcela da população que não busca assistência no SUS, mas tem dificuldade para manter tratamento devido ao alto preço dos medicamentos. Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o programa oferece mais 11 itens com preços até 90% mais baratos utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, bem como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária.
Fora este programa, a Prefeitura Municipal de João Pessoa conta com quatro Farmácias Populares do Brasil (FPB) espalhadas pela Capital e cada uma possui um elenco de 97 medicamentos, além dos preservativos masculinos.
“Das quatro farmácias da rede, apenas as localizadas no Bairro dos Estados e Mangabeira atuam com remédios controlados”, destacou o farmacêutico e coordenador das farmácias, Aécio Sales de Lima. “Nas Farmácias Populares do Brasil não se aceita cartão de crédito ou débito e os preços praticados são a baixo custo, com valores de no máximo R$ 14,00, como a cartela de azatriopina com 10 comprimidos”, explicou.
FPB – O Governo Federal criou a Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso à população aos medicamentos considerados essenciais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quando necessário, e disponibiliza nas farmácias populares a preço de custo.
Segundo dados da Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf), setor pertencente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a única condição para aquisição dos medicamentos disponíveis nas farmácias é a apresentação de uma receita médica ou odontológica. “É uma exigência que busca evitar a automedicação, que pode ocasionar uma intoxicação medicamentosa ou mascarar sintomas de doenças importantes”, explicou a gerente Ritta de Cássia Vilar.
Para mais informações sobre os medicamentos disponibilizados na rede própria do Programa Farmácia Popular, lista de medicamentos disponibilizados nas farmácias privadas credenciadas no ‘Aqui tem Farmácia Popular’ e elencos de remédios gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, que integram o ‘Saúde Não Tem Preço’, acesse o link: http://goo.gl/kVAeM1
Em João Pessoa, as Farmácias Populares do Brasil estão localizadas nos seguintes endereços:
Centro – Rua Dom Pedro II, 231 – Centro – João Pessoa – PB
Bairro dos Ipês – Rua Joaquim Pires, 371 – Bairro dos Ipês – João Pessoa – PB
Mangabeira – Av. Josefa Taveira, 1812 – Mangabeira – João Pessoa – PB
Cruz das Armas – Av. Cruz das Armas, 838 – Cruz das Armas – João Pessoa – PB