Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre focos do Aedes aegypti após as chuvas

Por Luís Sousa - em 1176

 

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Luís Sousa

Nos últimos dias, chuvas acima da média atingiram João Pessoa. Por isso, profissionais do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), orientam que a população precisa ficar atenta em relação a tudo que possa acumular água ao redor da residência, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Nos próximos dois ou três dias, pós-chuvas, é importante que as pessoas procurem averiguar seus quintais e verificar tudo o que, por ventura, possa acumular água, seja um saco plástico, um descartável e tantos outros pontos que podem juntar água e virar foco do mosquito. Também é importantíssimo verificar as calhas ou qualquer depósito em cima das casas que possa acumular água”, disse Nilton Guedes, gerente da Cvaz.

Nilton orienta ainda que os ralos que estejam fora de uso devem ser inutilizados. “O ideal é revestir o ralo com um plástico, fechando-o completamente, pois mesmo que exista larva lá, ela pode até emergir, mas não consegue sair, extinguindo assim o foco. Além disso, orientamos que as caixas d’água sejam cobertas com aquelas telas protetoras, que costumamos colocar nas janelas, protegendo inclusive, aquele cano de escape, conhecido também como cano ladrão, que existe para que a água não transborde”, complementou o gerente.

Ações – Os Agentes de Saúde Ambiental (ASA) continuam realizando as visitas domiciliares em toda a cidade. Em 2015, foram realizadas mais de 600 mil visitas em João Pessoa.

Desde o dia 5 de janeiro, o Exército Brasileiro está atuando junto com os agentes de saúde da Capital no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esta semana, os homens do exército estarão visitando os bairros Jardim Luna, Brisamar, João Agripino e Pedro Gondim.

“Também estamos com equipes nos cemitérios Boa Sentença, Santa Catarina e São José para realização de inspeção dos túmulos e tratamento, caso haja necessidade. Vale destacar que as Unidades de Saúde da Família (USF) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) estão realizando atividades diariamente reforçando as ações de combate ao Aedes aegypti”, ressaltou Nilton Guedes.

Capacitação – Nesta quarta-feira (20), uma equipe do Cvaz irá capacitar profissionais da construção civil, a partir das 15h, no Auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon).

Já na quinta-feira (21), às 14h, será realizada uma inspeção no Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Faremos uma inspeção completa no HU e convidamos todos os diretores, coordenadores e responsáveis por setores para que depois eles possam dar continuidade e manter o ambiente sempre protegido”, explicou o gerente do Cvaz.

Pneus – Em 2015, a Prefeitura Municipal de João Pessoa recolheu mais de 110 mil pneus inservíveis. Esse recolhimento continua sendo realizado pela PMJP. “Quem ainda não teve a oportunidade de entregar os pneus pra gente, precisa verificar se juntou água nesses pneus, eliminar a água e colocar o material em local coberto e nos acionar para que possamos recolher esses pneus. A população também pode entregar os pneus inservíveis na antiga Fábrica Matarazzo, próximo ao Cemitério Senhor da Boa Sentença”, complementou.

Contato – A população também pode ajudar com as ações de combate ao Aedes aegypti, denunciando possíveis focos do mosquito através dos telefones: 0800-282-7959/ 3214-5718.