SMS convoca grupos de risco para vacinação contra a gripe neste sábado

Por Thibério Rodrigues - em 793

D R T . R J . 15855.

Mais sete pólos de vacinação serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste sábado (27), para imunizar a população de João Pessoa contra o vírus da gripe. Os postos estarão abertos das 8h às 15h para vacinar todos os grupos considerados de risco. Na Capital, a campanha segue até o dia 3 de junho.

A meta é imunizar 90% das pessoas que integram o grupo de risco e, assim, garantir proteção para a população. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B).

O gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, destaca que a grande procura da população pela vacina no ano passado resultou em baixa transmissão do vírus neste ano. “Devido à cobertura vacinal de mais de 85% alcançada no ano passado, este ano não tivemos registros de óbitos por vírus da Influenza. Esperamos atingir novamente esta meta no ano de 2017, interrompendo o ciclo de transmissão do vírus no próximo ano e continuar evitando óbitos”, afirmou.

Este ano, os serviços de saúde de João Pessoa notificaram à Vigilância Epidemiológica 266 casos de Influenza, sendo 18 casos confirmados por vírus da Influenza tipo A (H3N2); três casos confirmados por Influenza tipo B, 132 aguardando resultados e os demais descartados. Já, durante todo o ano de 2016, foram confirmados um total de 27 casos de Influenza.

“Neste ano, não tivemos casos de H1N1 entre os confirmados até o momento. No entanto, casos de H3N2 e Influenza tipo B foram identificados. Por isso é importante que a população dos grupos prioritários procure os serviços de saúde para a imunização”, reforçou Danielle Porto, coordenadora de Doenças Transmissíveis da SMS.

D R T . R J . 15855.

De acordo com o Ministério da Saúde, devem ser imunizadas: crianças de seis meses até menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), integrantes do sistema prisional, professores (portando o contracheque para comprovar a profissão) e pessoas com comorbidades (necessário apresentação da prescrição médica).

Polos deste sábado – Neste sábado (27), as pessoas poderão se dirigir aos seguintes pontos: USF Integrada Cruz das Armas; USF Qualidade de Vida, no Rangel; USF Valentina Integrada, no Valentina Figueiredo; USF Varadouro; USF Bancários; Centro Municipal de Imunizações (CMI), na Torre e na Ação Global, que vai acontecer no Sesi de João Pessoa.

De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa para receber a vacina.