SMS convoca população para combate ao Aedes Aegypti e realiza dia de enfrentamento
Luís Sousa
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz), realiza, neste sábado (12), a partir das 8h, o Dia de Enfrentamento ao Aedes Aegypti. Agentes de Saúde Ambiental estarão distribuídos pelos os cinco Distritos Sanitários, que abrangem todo território da Capital e irão realizar visitas domiciliares para a identificação e eliminação de focos ou possíveis locais que podem servir como criadouro, além de estimular os moradores a evitar as condições favoráveis para a proliferação do mosquito.
A ação faz parte do Plano de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, elaborado pela Gvaz. “Mais de 300 pessoas estão envolvidas. Trata-se de uma ação educativa e também resolutiva. O agente terá, principalmente, um papel educador, mostrando, a cada casa que entrar, os locais de risco para proliferação do mosquito. E caso encontre algum foco, faz a aplicação do larvicida. É um dia de chamado para que todos possam entrar nessa luta contra o mosquito”, enfatizou Nilton Guedes, Gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses.
Nilton Guedes destacou ainda, que durante o Dia de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, serão realizadas coletas de pneus inservíveis e o monitoramento das denúncias recebidas pelos telefones do Gvaz (3214-5718; 3218-9357 e 0800-282-7959).
Em locais onde há piscinas abandonadas, será aplicado o inseticida e afixado um cartaz, para que o denunciante e os moradores da região saibam que o local está sob controle químico.
Pontos de concentração – As equipes estarão divididas em sete pontos de concentração e dispersão:
Distrito Sanitário I – Em frente à USF Integrada Costa e Silva, na Rua Graciliano Delgado, Costa e Silva.
Distrito Sanitário II – Uma equipe em frente à sede do Distrito, na Rua Eduardo Costa, Geisel e outra equipe em frente ao Mercado Público do Rangel.
Distrito Sanitário III – Uma equipe no Terminal de Ônibus da linha 301, Mangabeira e outra equipe em frente à USF Rosa de Fátima, na Rua Oscar Lopes Machado, Paratibe.
Distrito Sanitário IV – Em frente ao Shopping Sebrae, Bairro dos Estados.
Distrito Sanitário V – Praça do Cajú, Bessa.
Visitas de rotina – De segunda a sexta-feira os Agentes de Saúde Ambiental realizam visitas domiciliares em seus territórios, buscando identificar criadouros ou locais que tenham potencial para reprodução. Eles realizam a aplicação de larvicidas nos depósitos que não possam ser eliminados e orientam a população como evitar a reprodução do mosquito nos seus espaços.
Vacinação antirrábica – Na Praça do Caju, um dos pontos de concentração do Dia de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, será montado um posto de vacinação para imunização de cães e gatos contra a raiva.