SMS discute o Protocolo de Profilaxia da Transmissão Vertical do HIV

Por - em 639

Thibério Rodrigues

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) Familiar reuniram profissionais de maternidades públicas e privadas da Paraíba para discutir o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas para a Profilaxia da Transmissão Vertical do HIV. A reunião aconteceu na nesta quinta-feira (8) no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL).

O objetivo do protocolo, preconizado pelo Ministério da Saúde, é melhorar a qualidade do atendimento às mulheres gestantes que vivem com HIV/Aids e hepatites virais, atendidas na rede pública ou privada. A explanação foi conduzida pelo médico obstetra e diretor do SAE, Otávio Soares.

De acordo com a consultora de assistência da Seção de DST/Aids da SMS, Laura Maria Betânia, o protocolo serve como um guia de procedimento para os profissionais que atuam nas maternidades durante o acompanhamento de mulheres soropositivas grávidas. “Orienta como a equipe deve proceder no atendimento da mulher e do filho e como deve ser a profilaxia para que a criança não seja infectada pelo vírus”, explicou.

Estão especificadas no Protocolo orientações sobre a primeira consulta, acolhimento, aconselhamento, testagem para detectar HIV e outras doenças, encaminhamento para atendimento médico e exames laboratoriais, imunização, inibição do aleitamento materno, entre outros cuidados.

Participaram da capacitação, profissionais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais de maternidades de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, Pedras de Fogo e Itambé (PE).

Seção DST/Aids  Trabalha com políticas públicas de promoção e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, em interlocução com Organizações Não Governamentais, sociedade civil e serviços públicos de saúde. São também objetos de interesse para a área técnica, as campanhas voltadas para grupos populacionais específicos e mobilização da população durante eventos festivos em massa.

CTA – Para saber mais informações, o usuário pode ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento de João Pessoa (CTA). Lá a pessoa pode receber orientação e ainda fazer o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais.  Vale lembrar que a identidade do cidadão é preservada.  O Centro, que funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, fica na Rua Alberto de Brito, S/N, Cais Jaguaribe. O telefone de contato é o (83) 3214-6092.