SMS dispõe de uma rede integral para atendimento à saúde da criança e do adolescente

Por - em 817

Rebeka Paiva

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas. Agravos e doenças que acometem a criança podem causar consequências graves, por isso, a infância é considerada é uma das fases mais importantes da vida.

Pensando sempre no bem-estar e na manutenção da saúde da população, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe de uma rede integral para o atendimento de crianças e adolescentes. São ações e serviços exclusivos de saúde voltados ao cuidado desse público, desde a atenção básica até a rede hospitalar passando pela atenção especializada.

A rede de cuidados começa na Atenção Básica com o pré-natal, oferecendo uma atenção integral com monitoramento da gestação, o risco ao nascer e acompanhamento do processo de crescimento e desenvolvimento da criança. Além do cuidado com as Equipes de Saúde da Família, as crianças e adolescentes também podem ser atendidos nos Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais), Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na Rede Hospitalar o serviço é disponibilizado na maternidade Cândida Vargas, que recebeu o título de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), indicativo de qualidade no ambiente hospitalar, no Hospital Municipal do Valentina (HMV), referência no atendimento clínico de pediatria da rede municipal de saúde, no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcisio Burity (Ortotrauma), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pelo SAMU.

Já na Atenção Especializada crianças e adolescentes podem ter atendimentos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM). Além desses serviços, esses usuários também podem utilizar os Serviços Especiais de Acesso Aberto, que são as Academias da Saúde, projeto João Pessoa Vida Saudável e o Consultório na Rua, que atende pessoas em situação de rua.atendimento-a-crianca2

De acordo com Edgar Tito, coordenador da área técnica da saúde da criança, os serviços ofertados pela SMS na Atenção Básica proporcionam o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.

As crianças estão na fase da vida onde as repercussões que acontecem no individuo, tanto psíquicas quanto físicas, são decorrentes do hábito de vida e do crescimento saudável dessa criança. A partir do momento que essa criança tem acesso a uma rede estruturada fisicamente, com profissionais adequados, equipamentos corretos, com protocolos sendo cumpridos, garantimos que essa criança cresça com saúde e qualidade de vida e não haja nenhum tipo de desvio, atraso ou prejuízo para essa criança, que consequentemente será um adolescente saudável e um adulto com alta capacidade de produtividade”, ressalta Edgar Tito.