SMS disponibiliza 135 USFs e postos móveis para o segundo ‘Dia D’ de vacinação

Por - em 488

ARQUIVO SMS - IVOMAR GOMES (2)Pais e responsáveis continuam levando as crianças com idade a partir de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias aos postos de vacinação. Para este segundo ‘Dia D’, que está acontecendo neste sábado (22), a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) está disponibilizando em 135 locais na Capital, doses das vacinas VOP (vacina oral contra pólio) que previne contra a paralisia infantil e a tríplice viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba.

“A campanha segue até o dia 28 deste mês, mas esta é mais uma oportunidade para os pais que ainda não procuraram os postos de saúde para imunizar seus filhos. Sobretudo, é importante destacar que, as crianças que já tomaram a vacina este mês, não precisam ser vacinadas novamente, elas já estão protegidas”, orienta a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chiara Dantas.

A estudante Kaline Pinheiro, tia de Maria Clara, de 3 anos, levou a sobrinha para tomar apenas a vacina contra paralisia infantil, já que criança é alérgica ao leite de vaca e neste momento não tomará a vacina tríplice viral. “Sei que é importante esta campanha e sei também o quanto é importante prevenir, por isso sempre vamos a Unidade de Saúde dar as doses da vacina necessárias, que constam no calendário de vacinação. É bom pra saúde dela”, disse a estudante.

De acordo com Sandra Regina Brasileiro, enfermeira da Unidade de Saúde Integrada Alto do Céu, em Mandacaru, os pais que chegam à Unidade são questionados sobre alergia das crianças e orientados para um próximo chamamento de vacinação. “A vacina que previne contra o sarampo é do Serum Institutte of India Ltd, que contém traços de lactoalbomina, que não pode ser aplicada em crianças com alergia a lactose. Quando chegar um novo lote de doses sem esse componente, haverá um novo chamamento a este pequeno grupo que ficou sem receber a vacina. Para mais informações, os pais podem procurar as USFs”, enfatizou.

A dona de casa Damiana Brasil do Nascimento também aproveitou a oportunidade para levar o pequeno João Miguel, de 6 meses, ao posto de vacinação. “Em todas as campanhas e ações preventivas de saúde eu venho e trago meus filhos para Unidade. É bom participar e garantir à saúde deles. É um direito da gente e um dever meu, que sou mãe”, disse.VAINAÇÃO - MARIA CLARA

A meta da campanha é vacinar 95% das crianças menores de 5 anos de idade, o que em João Pessoa representa 47.400 crianças, a partir de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias.

Ainda de acordo com Chiara Dantas, neste sábado também é uma oportunidade para atualizar o cartão de vacinação nas Unidades contra o HPV. “As meninas que ainda não tomaram à primeira ou a segunda dose da vacina contra o HPV, também podem procurar as USFs hoje, para serem imunizadas”, destacou. A vacina é oferecida diariamente nas unidades de referência.

Contraindicação – O Ministério da Saúde (MS) orienta que, crianças com histórico de alergia a leite de vaca, evitem tomar a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), com o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. A informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia a este tipo de leite. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem.

O produtor Serum Institutte of India Ltd. é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e fornece, há muitos anos, vacinas para vários países do mundo, inclusive o Brasil. Como rotina para aumentar a segurança das vacinas utilizadas em nosso país, o Ministério da Saúde também testa cada lote antes do mesmo ser utilizado.

ARQUIVO SMS - IVOMAR GOMES (1)Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, todos os lotes da vacina tríplice viral que estão em uso no país, incluindo os do Serum Institute, passaram por análise no Instituto de Qualidade em Saúde (INCQS), sendo aprovadas para uso. Desde junho deste ano, mais de 4,4 milhões de crianças já foram vacinadas com essa tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) no país e há garantia da segurança da vacina.

Vacinação em dia – A população pode acompanhar seu cartão de vacinação e manter sua imunização atualizada, através do aplicativo ‘Vacinação em Dia’ para smartphones e tablets. O objetivo da ferramenta é estar presente no cotidiano dos cidadãos por meio de dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir a vacinação do cidadão e sua família.

O aplicativo está disponível para usuários do Android. Para fazer o download, o usuário pode acessar a página de aplicativos do Governo Federal (http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1) e clicar no link do Android, sendo encaminhado para a loja virtual onde poderá fazer o download gratuito e instalação em seu dispositivo móvel.