SMS disponibiliza atendimento espontâneo por mastologista no Cais Jaguaribe e Hospital Santa Isabel
Durante todo o mês de outubro, a Rede Municipal de Saúde, estará ofertando um atendimento espontâneo às mulheres que precisarem de atendimento com mastologista. Os atendimentos e a marcação estarão acontecendo no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e no Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais) de Jaguaribe.
“Ao longo do ano esse atendimento é ofertado normalmente, mas a assistência é prestada de forma eletiva, ou seja, por meio da marcação de consultas. Durante o mês de outubro, dentro da programação do Outubro Rosa, estamos ampliando a assistência a fim de garantir o atendimento a todas as mulheres que busquem o serviço”, explica a coordenadora da saúde da mulher, Amanda Romera.
Pra ter acesso à facilidade, a usuária deve ser residente de João Pessoa, ter idade entre 40 e 74 anos. Para ser atendida a usuária precisa ir até o Cais Jaguaribe ou ao HMSI, portando os documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de residência, a consulta será marcada mediante agendamento interno.
Outubro Rosa – O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
Câncer de mama – É o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres brasileiras. Nesta doença, as células da mama se desenvolvem de forma anormal, se multiplicando rapidamente. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.
De acordo com o Ministério da Saúde, além das mulheres entre 50 e 69 anos, aquelas com histórico de câncer de mama ou colo de útero também são priorizadas a partir dos 35 anos. Dentro dessa faixa etária, a SMS atende cerca de 74 mil mulheres.
Com a ampliação da faixa etária pela PMJP para atender mulheres entre 40 e 74 anos, aproximadamente 65 mil mulheres também estarão inseridas e com direito a prioridade no atendimento preventivo para câncer de mama, totalizando 139 mil mulheres. A ampliação é válida apenas para as mulheres munícipes na Capital.