SMS disponibiliza neste sábado mais seis polos de vacinação contra a gripe

Por Thibério Rodrigues - em 914

Dentro da programação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai disponibilizar mais seis polos de imunização neste sábado (03). Os postos estarão abertos das 8h às 15h para vacinar todas as pessoas pertencentes aos grupos de risco da campanha, que segue até o dia 9 de junho.

As pessoas poderão se dirigir aos seguintes pontos: USF Integrada Cruz das Armas; USF Integrando Vidas, no João Paulo II; USF Quatro Estações, em Mangabeira; USF Matinha I, em Jaguaribe; USF Bessa e Centro Municipal de Imunizações (CMI), na Torre. De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de casa para receber a dose da vacina.

A chefe da Seção de Imunização da SMS, Chiara Dantas, reforça a importância das pessoas incluídas nos grupos prioritários se dirigirem as unidades de saúde para serem vacinadas. “Principalmente crianças e gestantes, pois são os grupos que menos têm procurado receber a vacina. Então, é importante que os pais tragam seus filhos e as gestantes, em qualquer idade gestacional, também se protejam e protejam seus bebês”, disse.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). De acordo com o Ministério da Saúde, devem ser imunizadas crianças de seis meses até menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), integrantes do sistema prisional, professores (portando o contracheque para comprovar a profissão) e pessoas com comorbidades (necessário apresentação da prescrição médica). A meta é imunizar 90% dessas pessoas e, assim, garantir proteção para a população.

O gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, destaca que a grande procura da população pela vacina no ano passado resultou em baixa transmissão do vírus neste ano. “Devido à cobertura vacinal de mais de 85% alcançada no ano passado, este ano não tivemos registros de óbitos por vírus da Influenza. Esperamos atingir novamente esta meta agora em 2017, interrompendo o ciclo de transmissão do vírus no próximo ano e continuar evitando óbitos”, afirmou.

Notificações – Dados atualizados da Vigilância Epidemiológica apontam que foram notificados 266 casos de Influenza este ano. Desse total, 18 foram confirmados para vírus da Influenza tipo A (H3N2), três casos confirmados por Influenza tipo B, 132 aguardando resultados e os demais descartados.