SMS disponibiliza teste rápido para diagnóstico de HIV

Por Luís Sousa - em 2338

Luís Sousa

D R T . R J .15855.

D R T . R J .15855.

Em 2015, 148 novos casos de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) foram notificados em João Pessoa, segundo o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde (MS). Mas ainda de acordo com o MS, no Brasil uma em cada cinco pessoas infectadas não sabe que possui a doença. Para facilitar a detecção da infecção e agilizar o acesso ao tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), disponibiliza o teste rápido, onde é possível ter o resultado em até 30 minutos.

O CTA está localizado no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h30. Antes de realizar o teste rápido, o usuário passa por uma escuta e recebe orientações sobre as doenças.

“É importante a realização do teste rápido para detecção da infecção pelo HIV, Sífilis e Hepatites B e C, para que se saiba de sua condição sorológica e possa ter acesso ao tratamento o mais precocemente possível, quebrando a cadeia de transmissão destas doenças. Quem deve realizar a testagem rápida são as pessoas que fazem sexo sem preservativo, que tenham múltiplos parceiros e que pertença a população chave, como homem que faz sexo com homem, prostitutas masculinos e femininos, gays, travestis, transexuais e pessoas usuárias de drogas licitas ou ilícitas”, explicou Clarice Pires, coordenadora da seção DST/Aids da SMS.

A Seção de DST/Aids e Hepatites Virais desenvolve ações de prevenção nas principais festas comemorativas da Capital, com distribuição de preservativo masculino e feminino, gel lubrificante íntimo, prestando informações e oferecendo a testagem rápida para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Também são realizadas atividades pontuais em escolas, com trabalhadores da construção civil, empresas públicas e privadas, entre outras.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

“A conscientização sobre sexo seguro vem sendo trabalhada através de campanhas educativas, palestras, trabalho de prevenção sobre o uso correto do preservativo, realização de parcerias e ações estratégicas na distribuição de preservativos e gel lubrificante intimo; capacitações com profissionais da saúde, educação e assistência social, e a criação do GT (Grupo de Trabalho) com técnicos dos Distritos Sanitários de Saúde, chefia de programas afins e representantes de ONG/Aids”, complementou a coordenadora.

Caso o teste rápido dê positivo, o usuário será encaminhado para o Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga ou para o Ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). As gestantes portadoras do HIV/Aids são acompanhadas no Serviço de Assistência Especializada Familiar do HULW.