SMS disponibiliza vacina contra coqueluche para gestantes

Por - em 427

A vacina tríplice acelular contra difteria, tétano e coqueluche (DTPa) está disponível para gestantes desde esta segunda-feira (3), em toda a rede de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).  A vacina deve ser administrada em grávidas entre a 27ª e 36a semana de gestação, que podem recebê-la até 20 dias antes da data provável do parto. Gestantes que residem em áreas de difícil acesso poderão ser vacinadas a partir da 20a semana de gestação.

“O objetivo principal da vacina é proteger a gestante contra a coqueluche e possibilitar a transferência transplancentária dos anticorpos para o feto, resultando na proteção do recém-nascido, nos primeiros meses de vida, quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema da vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde”, explicou a chefe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chiara Dantas.

A vacinação durante uma gravidez não manterá alto nível de anticorpos protetores em gestações subsequentes, sendo assim, a DTPa deve ser administrada a cada gestação considerando que os anticorpos possuem curta duração.

Ainda, de acordo com Chiara Dantas, a SMS está fazendo um levantamento do quantitativo de profissionais da rede municipal de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) que atuam nas maternidades de João Pessoa, para serem imunizados, com intuito de garantir a proteção dos profissionais.

Difteria – Conhecida popularmente como crupe, é uma doença bacteriana altamente contagiosa, que começa com uma infecção na garganta, podendo evoluir rapidamente causando problemas respiratórios, cardíacos e neurológicos.

Tétano – É uma doença grave causada por uma bactéria que afeta os músculos, causando espasmos musculares dolorosos, e pode frequentemente causar problemas respiratórios e morte. Esta bactéria pode ser encontrada no solo, fezes, pedaços de madeira e metais. A bactéria entra no corpo geralmente através de um corte ou ferida contaminada. Mesmos os pequenos cortes pode ser a fonte da infecção.

Coqueluche (Pertussis) – É uma doença bacteriana altamente infecciosa, transmitida pelo ar, por meio de gotículas de secreção eliminadas ao falar, espirrar e tossir, que provoca quadros de tosses prolongadas seguidas frequentemente de vômitos.  Não apresenta febre, mas pode ter coriza na fase considerada catarral, que costuma aparecer após a primeira semana de contágio.