SMS distribui cerca de 10 milhões de unidades de medicamentos por mês
Cerca de 10 milhões de unidades de medicamentos, entre comprimidos, frascos e doses de vacinas, são fornecidos mensalmente para a população de João Pessoa por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). São mais de 240 tipos relacionados à atenção básica, abrangendo desde antibióticos e anti-inflamatórios, utilizados nas doenças mais comuns, a medicamentos especializados para o tratamento de doenças degenerativas, como o hipotireoidismo, trombose venosa profunda na gravidez.
A gerente de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da SMS, Janaína Lessa, destacou que os medicamentos são prescritos à população pelos médicos das unidades de saúde, hospitais e centros especializados da Rede Municipal de Saúde.
O acesso aos medicamentos se dá por meio da prescrição ou de acordo com particularidades de cada item. “Nas farmácias da rede de Atenção Básica, o usuário deve portar prescrição médica válida. Em caso de medicamentos de uso contínuo, é preciso apresentar prescrição com no máximo quatro meses, podendo ser atendido até quatro vezes com a mesma receita. O procedimento é similar para as farmácias dos Cais municipais”, explicou a gerente.
Em relação a medicamentos de Controle Especial, Janaína Lessa lembrou que é necessário que o usuário seja cadastrado no Sistema Municipal para receber a medicação. “Para se cadastrar, o usuário teve ter a prescrição médica válida, o cartão SUS, comprovante de residência, RG, CPF e um documento de identificação com foto. Apenas usuários do Caps em tratamento têm acesso aos medicamentos destas unidades”, orienta.
Rede de distribuição – João Pessoa conta com 108 farmácias em sua Rede de Atenção Básica, cinco farmácias distritais, três farmácias nos Cais e seis farmácias para atender aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), totalizando 119 farmácias.
A rede municipal conta ainda com três Unidades de Farmácia Popular do Brasil, que proporcionam à população acesso gratuito a medicamentos para hipertensão, diabetes e asma, além de muitos outros medicamentos com preço até 90% abaixo daqueles praticados pelo mercado. “Além das farmácias populares, 61 farmácias da rede privada têm um convênio com o Ministério da Saúde e fornecem gratuitamente todos os medicamentos dispensados pelas farmácias populares”, afirma Janaína.