SMS e ‘Acesso Cidadão’ comemoram Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

Por - em 814

Foto Mazinho Gomes  (33)No dia 21 de setembro é comemorada nacionalmente a ‘Luta da Pessoa com Deficiência’. Em alusão à data, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS), em parceria com o Projeto Acesso Cidadão, realizou neste sábado (21) uma ação especial com circuito de atividades físicas e serviços de promoção à saúde na praia do Cabo Branco, em frente à Fundação Casa de José Américo.

Durante toda a manhã foram desenvolvidas atividades direcionadas para as pessoas com deficiência, como surf adaptado, banho de mar, passeio de caiaque, vôlei sentado e handbikes. Foram disponibilizados, ainda, os serviços de verificação de glicemia e pressão arterial.

Os artistas plásticos Paulo Mourão e Giovana Brito foram algumas das pessoas que visitaram as tendas que estavam montadas na praia. Os dois possuem deficiência nas mãos, mas isso não os impede de levar uma vida normal. Todos os sábados o casal frequenta as atividades desenvolvidas pelo projeto Acesso Cidadão.

“Neste dia queremos relembrar nossa luta, que é constante, e fazer a sociedade entender que as pessoas com deficiência podem participar de tudo. Ações como esta são importantes para que acessibilidade seja cada vez mais respeitada”, afirmou Giovana.

A dona de casa Arlete Lourenço ressaltou que o incentivo à acessibilidade é fundamental, também, para os familiares das pessoas com deficiência. Sua filha, Maria Marta Lourenço, de 22 anos, é atendida pelo projeto Acesso Cidadão. “Muita gente que tem uma pessoa com deficiência em casa esconde da sociedade e num projeto como esse, eles podem perceber que são pessoas normais como qualquer outra”, disse Arlete.

Foto Mazinho Gomes  (60)Ulisses Cavalcanti, coordenador da Área Técnica da Pessoa com Deficiência da SMS, explicou que o grande desafio do poder público é desenvolver ações que possibilitem o direito ao cuidado integral e a promoção ao desenvolvimento da autonomia, independência das pessoas com deficiência, garantido a elas uma vida participativa na sociedade. “Hoje em João Pessoa, já conseguimos avançar em políticas públicas inclusivas e começamos a tirar essas pessoas de casa. Este avanço é fruto de muita luta e enfrentamentos”, afirmou.

Projeto – O ‘Acesso Cidadão’ é uma iniciativa da entidade AC Social em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Fundação Casa de José Américo e Funad. Este atende cerca de 30 pessoas com deficiência, que, todos os sábados na praia do Cabo Branco, podem ter acesso a equipamentos e acompanhamento especializado para desenvolver atividades de arte, cultura e esporte.

A ajuda é assegurada por voluntários, entre enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos, que passaram por cursos para conseguir lidar com as diversas deficiências e avaliar riscos nas atividades.

Para o coordenador do projeto, Genilson Lima, o trabalho desenvolvido pela equipe faz com que a sociedade tenha uma nova visão sobre as pessoas com deficiência. “Cada vez mais mostramos que somos capazes de assumir posições na sociedade e podemos fazer o melhor pela nossa cidade e nosso estado”, afirmou.Foto Mazinho Gomes  (109)

Serviço – Para a assistência e tratamento das pessoas com deficiência, a PMJP disponibiliza o Centro de Referência de Inclusão Municipal para Pessoas com Deficiência (CRIMPD). O serviço oferece atendimento aberto ao público ou encaminhado por profissionais de outros serviços da rede municipal.

O usuário passa por uma triagem de avaliação e segue para a terapia de reabilitação ou de capacitação para o trabalho. O atendimento pode ser realizado de forma individual ou em grupo, ao menos três vezes por semana. O CRIMPD está localizado na Rua Coronel Otto Feio Silveira, no bairro Pedro Gondim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além do Centro de Referência, a PMJP oferece o serviço de reabilitação para pessoas com deficiência em outros locais como: Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) Jaguaribe, Cristo e Mangabeira; Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), anexo ao hospital Santa Isabel; Centro de Saúde Mandacaru; Centro da Dor (Cendor), localizado no Ortotrauma de Mangabeira; além de associações, instituições públicas e privadas conveniadas.