SMS encerra ciclo de capacitações sobre Primeiros Socorros para agentes de saúde

Por Thibério Rodrigues - em 831

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou nesta quinta-feira (16), no Centro Administrativo Municipal (CAM), o ciclo de capacitações sobre Atualização das Práticas de Trabalho e Primeiros Socorros para os agentes comunitários de saúde (ACS) de João Pessoa. Ao todo, foram capacitados aproximadamente 800 agentes, divididos em seis turmas.

Participante da última turma, a ACS Gilmara Gomes, da Unidade de Saúde da Família (USF) Cuiá, afirmou que a qualificação vai contribuir para melhorar seu trabalho com a comunidade. “No dia a dia a gente se depara com várias situações, inclusive casos que ficamos sem saber o que fazer. Então, ter noções de primeiros socorros pode nos ajudar muito”, disse.

Da mesma forma, a ACS Solange Freitas, também da USF Cuiá, pretende aproveitar o aprendizado para sua rotina de trabalho. “Achei muito interessante aprender sobre os primeiros socorros, pois acho importante estar sempre me renovando como profissional e absorver coisas novas”, comentou.

A qualificação faz parte da série de capacitações aos profissionais da Atenção Básica promovida por meio do Programa Gerente Saúde. A iniciativa é da SMS, sendo voltada aos profissionais envolvidos na rede da Atenção Básica para melhorar o atendimento aos usuários e ofertar uma melhor qualidade de vida à população. As palestras foram ministradas por gestores da SMS e profissionais do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu – JP).

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, o ciclo de capacitações fortalece ainda mais o trabalho da Atenção Básica e a prestação de serviços aos usuários do SUS na Capital. “Sempre que vamos capacitar um número grande de profissionais é um desafio, mas foram capacitações muito proveitosas e acredito que atingimos o objetivo da gestão que, além de fortalecer o processo de trabalho dos profissionais, é estreitar o elo com as equipes”, afirmou.

“É muito importante fazer essa integração com os ACS visto que são equipes que estão na ponta do serviço e a grande maioria acaba sendo uma ponte de ligação com o serviço de emergência”, disse Emanuel Almeida, coordenador de enfermagem do Samu.

Além desta capacitação sobre Atualização das Práticas de Trabalho e Primeiros Socorros para os ACS, já foram realizados treinamentos direcionados a outros profissionais como recepcionistas, auxiliares de farmácia, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), conforme sua área de atuação.