SMS encerra curso de capacitação em Saúde do Homem nesta terça

Por - em 610

DA Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerra, nesta terça-feira (20), o curso de capacitação em saúde do homem, direcionado para médicos e enfermeiros da atenção básica. Ao todo, 360 profissionais foram qualificados no atendimento à população masculina, com foco nas questões relacionadas à paternidade.

O curso teve início no dia 6 de maio e está sendo realizado no auditório do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), das 14h às 16h. Durante a capacitação foi apresentado aos profissionais o projeto “Homens vivendo melhor”, do Ministério da Saúde (MS), destinado a ações prioritárias acerca do tema da paternidade nos estados e municípios.

De acordo com o coordenador da área de Saúde do Homem, Vilton Késsio Ferreira, a política de saúde do homem visa facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral da Rede SUS, contribuindo efetivamente para melhorar as condições de saúde e redução dos índices de mortalidade.D

Ele ressaltou a importância que o curso tem em direcionar o conteúdo aos cuidados da paternidade. “É um momento de mudança para o homem e representa um importante elemento em todas as fases da vida”, disse.

A qualificação possibilita que os profissionais da atenção básica estejam mais preparados para engajar os homens no acompanhamento da gestação e do parto de suas parceiras, no desenvolvimento da criança.  “A ação contribui para a mudança na cultura machista e para a criação de vínculos afetivos saudáveis”, explicou Vilton Késsio.