SMS entrega óculos aos alunos da rede municipal beneficiados pelo projeto

Por - em 761

Rebeka Paivafoto.Ivomar Gomes Pereira (48)

Em continuidade as ações da atenção especializada em oftalmologia por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Sedec), a SMS entregou na manhã desta sexta-feira (11) óculos aos alunos da Escola Municipal Dom Helder Câmara, que foram avaliados através do projeto Consultórios Itinerantes.

Até o recebimento dos óculos, os estudantes passaram por alguns procedimentos para avaliar a necessidade do uso dos óculos. Primeiramente a equipe de Saúde da Família do bairro visitou a escola onde avaliou os alunos através do exame Snellen, que testa a acuidade visual, depois da triagem alguns alunos precisaram passar por outros exames e foram encaminhados aos Consultórios Itinerantes, onde se comprovou a necessidade do uso dos óculos.

A técnica em Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Izabel Melo, explica que no dia da consulta, é disponibilizado o transporte para os estudantes e seus responsáveis e todo processo é acompanhado por um funcionário da escola. Além disso, o projeto ainda disponibiliza os óculos para os estudantes que necessitarem fazer uso dos mesmos e em caso de diagnóstico de alguma patologia o estudante é encaminhado para o Centro de Oftalmologia do Hospital Universitário.

Ana Izabel explica ainda que essas ações dos Consultórios Itinerantes são voltadas ao bem estar das crianças e de suas famílias principalmente na vida escolar. “As ações realizadas pelo projeto visam diminuir a repetência e a evasão escolar, pois os alunos por estarem com a dificuldade de enxergar acabam se sentindo desestimulado, recebendo todo o apoio em consultas e os óculos prontos para uso os alunos agora podem ver melhor e assim melhorar seu rendimento escolar e consequentemente não abandonar a escola”, comenta a técnica em Saúde da Criança.

João Paulo tem nove anos e é um dos beneficiados pelo projeto, ele conta que sentia muita dificuldade ao tentar ler o que a professora escrevia e sempre ficava com o olho ardendo e dor de cabeça. “Eu não conseguia ver direito então não prestava muita atenção nas aulas, agora vou poder tirar notas melhores já que vou enxergar bem”, comenta empolgado.

Uma das professoras da escola, Walquiria Nascimento, conta que alguns alunos era perceptível à dificuldade para enxergar. “Começamos a detectar a necessidade de alguns alunos e que isso estava dificultando a aprendizagem da criança, depois das consultas foram identificados casos graves, mas tivemos o apoio da comunidade e dos pais principalmente, e isso beneficia a escola, que agora tem mais um instrumento para melhorar o ensino e aprendizagem, mas principalmente os alunos que agora estarão melhorando seu desempenho dentro e fora da escola”, disse.foto.Ivomar Gomes Pereira (36)

Consultórios Itinerantes – Desenvolvido pelo Governo Federal, o projeto consiste no atendimento em contêineres que oferecerem estrutura de consultório médico e se deslocam periodicamente por diferentes locais da cidade.

Em João Pessoa, os consultórios estão instalados desde o mês de julho no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), próximo ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), e posteriormente devem seguir para outras localidades do município. Além do atendimento oftalmológico, os estudantes também terão à sua disposição consultórios odontológicos que iniciarão, em breve, seu atendimento.

O projeto Consultórios Itinerantes atende a crianças e adolescentes matriculados em escolas da rede pública de ensino que participam do Programa Saúde na Escola (PSE), além de jovens e adultos do Programa Brasil Alfabetizado.

Estrutura – As unidades móveis são equipadas com consultórios, recepção, sala de espera, raios X, periféricos, infraestrutura para esterilização dos instrumentos e laboratório para a produção de óculos.

Com essa estrutura, podem ser realizadas na área oftalmológica: consultas, tonometria, medida de refração ocular, fornecimento de óculos, diagnóstico precoce de patologias relacionadas à retina ou ao estado dos vasos, além de outros procedimentos. O consultório possui quatro oftalmologistas, residentes médicos, um técnico em óptica, uma técnica em enfermagem e um assistente administrativo.

Parceria – O Projeto Consultório Itinerantes é uma parceria dos Ministérios da Saúde e Educação, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Educação, Instituições Federais de Ensino Superior e Hospitais Universitários Federais.