SMS faz I Seminário do Serviço de Atenção Domiciliar para qualificar equipes

Por Thadeu Rodrigues - em 771

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira (26) e sábado (27) o I Seminário do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) para qualificar as equipes de trabalho. O evento vai ocorrer a partir das 8h30 no auditório da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e é parte do programa de educação continuada do Serviço.

O SAD presta assistência a uma média de 300 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com dificuldades temporárias ou definitivas de locomoção para chegar a uma unidade de saúde.

Conforme a coordenadora do SAD, Gillane Ferreira, o objetivo do evento é capacitar as equipes de trabalho. “A educação continuada é imprescindível em nosso trabalho. Por isso, realizamos capacitações periódicas com as equipes, destacando a humanização no trato ao usuário e a melhora de sua qualidade de vida, que tem reflexos em toda a família do paciente”.

No primeiro dia do Seminário, haverá duas palestras no turno da manhã, sendo uma sobre cuidados paliativos, ministrada pela professora doutora Solange Fátima da Costa; e outra sobre a elaboração de uma cartilha de orientação aos cuidadores dos pacientes do SAD, ministrada pelas enfermeiras Renali Casado e Naiana Livia, e pela fisioterapeuta Danielle Cartaxo.

“Esta questão dos cuidados paliativos é nova e precisamos trabalhar isto com a equipe, que deve passar os conhecimentos aos cuidadores e familiares de pacientes em estado terminal”, explica Gillane Ferreira.

Com relação à cartilha para os cuidadores, o objetivo é definir temas que devem constar em um material com orientações básicas, como higiene do paciente (bucal e corporal), mudança de posição no leito para evitar lesões de pele e alimentação adequada, segundo a coordenadora do SAD.

A programação do primeiro dia ainda inclui uma palestra sobre oxigenioterapia domiciliar, com o fisioterapeuta Rafael Medeiros, e uma mesa redonda com experiências exitosas no SAD. As participantes serão a farmacêutica Carla Carreira e a fonoaudióloga Simone Chaves, com mediação da enfermeira Danielle Nóbrega. No sábado, haverá uma capacitação em noções de primeiros socorros, com o facilitador Aerton dos Santos.