SMS garante assistência e qualifica cirurgiões dentistas da rede municipal de saúde

Por Ascom/SMS - em 1360

Com intuito de qualificar a assistência, profissionais de saúde bucal da rede municipal participaram de qualificação em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ao qual foi criado fluxo de referência em entre os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) com departamentos de Odontologia Restauradora e Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Clínica Odontológica do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Na rede municipal de saúde, o primeiro atendimento para lesões bucais é realizado na Atenção Básica, pelos cirurgiões dentistas. “Quando necessário, as equipes de saúde bucal fazem o encaminhamento para os Centros de Especialidades Odontológicas. A oficina proporcionou um fluxo entre a rede SUS da Capital e instituições de ensino, que irá garantir a assistência de forma otimizada e dinâmica”, destacou o coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gerfran Lacerda.

Com o fluxo, o paciente comparece a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, mais próxima de sua residência, portando Registro Geral (RG) e Cartão SUS. O usuário receberá o encaminhamento do cirurgião dentista responsável e marcará a consulta diretamente nos serviços, sem necessidade de regulação.

“Já temos um fluxo na rede de assistência na Atenção Básica e especializada em lesões bucais, para os dentistas especialistas em lesões. Sobretudo, com essa qualificação em ISTs, criamos uma parceria com os departamentos de Odontologia das instituições de educações, os quais teremos mais opções de encaminhamentos, ampliando a assistência e proporcionando mais campos de atendimentos, o que resultará na celeridade de diagnóstico e tratamento destes casos”, completou o coordenador.

A Oficina Municipal sobre a Detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para Prevenção das Afecções Bucais teve como objetivo capacitar para o diagnóstico precoce de lesões bucais por IST na população atendida pelos serviços públicos do município, visando à prevenção deste público. Aproximadamente 200 odontólogos dos serviços de Atenção Básica, Especializada e rede hospitalar da Rede Municipal de Saúde participaram da qualificação.

D R T . R J . 15855.

Serviço – Atualmente a rede de saúde bucal de João Pessoa conta com aproximadamente 220 dentistas, que realizam atendimentos clínicos, de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal) cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível, entre outros.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve passar inicialmente pelo atendimento nas USFs e caso haja necessidade, o usuário é encaminhado ao serviço especializado e/ou hospitalar, de forma gradual. Para ser atendido, é necessário apresentar documento de identidade e Cartão SUS.

A SMS dispõe ainda de um atendimento de urgência e emergência em saúde bucal que funciona 24h. O serviço acontece no CEO Torre, localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro da Torre.