SMS implanta sistema integrado na Rede de Atenção Básica

Por - em 1966

DA Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa começa a implantar, em projeto piloto, o formato Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do sistema e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB). Os agentes comunitários da Unidade de Saúde da Família Integrada São José serão os primeiros a utilizar o sistema, que será instalado nesta quarta-feira (12) às 14h.

O e-SUS AB é uma estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar o sistema de informação da Atenção Básica de saúde em âmbito nacional. O sistema terá registro individualizado de cada cidadão. Com isso, os profissionais terão acesso ao histórico de atendimentos do usuário e poderão, por exemplo, deixar lembretes ou indicações para que o atendimento possa ser feito da melhor forma possível.

“O sistema é bem qualificado e garante uma assistência integrada ao usuário, desde a sua chegada à recepção até o atendimento. Com o e-SUS AB no modo PEC faremos o monitoramento e acompanhamento dos indicadores e das necessidades da população em tempo hábil, podendo assim, a cada dia, prestar um serviço cada vez melhor”, destacou a gerente de Atenção Básica da SMS, Lucineide Braga.

saude_e-susAinda, de acordo com a gerente, os ACS da unidade foram capacitados recentemente por profissionais do Ministério da Saúde e, após a conclusão do projeto piloto, serão os responsáveis por qualificar os demais agentes do município, de forma que o sistema possa ser instalado em todas as Unidades de Saúde da Rede Municipal.

Implantação – O projeto será executado em duas etapas. Inicialmente, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) irão cadastrar as famílias atendidas pela unidade. Após a conclusão deste cadastro, o sistema será instalado para os médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem da USF e profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Desde junho deste ano, as USFs de João Pessoa utilizam o sistema e-SUS no modo Coleta de Dados Simplificada (CDS), um software de caráter transitório a ser utilizado até a implantação do prontuário eletrônico.