SMS imuniza cães e gatos em ‘Dia D’ de vacinação antirrábica

Por - em 486

Thibério Rodrigues

D R T . 15855. R J .

D R T . 15855. R J .

A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa está imunizando cães e gatos a partir dos três meses de vida no ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica. O objetivo é evitar casos de raiva animal e a transmissão da doença para humanos. A ação segue até às 17h deste sábado (28) em 200 postos de imunização distribuídos pelos bairros da cidade.

A campanha teve início no dia 9 de novembro com a meta de imunizar aproximadamente 75 mil animais, entre cães e gatos. Durante toda a campanha, além do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), localizado no Bairro dos Bancários, três postos itinerantes visitaram vários pontos da Capital para facilitar a vacinação dos animais.

Para a secretária de Saúde do município, Aleuda Cardoso, a melhor forma de prevenção é a vacina. “É muito importante que os proprietários e protetores de cães e gatos estejam sempre atentos ao calendário de vacinação dos animais e os mantenham protegidos. Ainda que a raiva seja considerada um tanto incomum atualmente, temos uma equipe empenhada não só durante a campanha, mas todo o ano, para evitar casos da doença e a transmissão para a população” destacou.

O gerente do Cvaz, Nilton Guedes, ressalta que o animal precisa ser vacinado anualmente. Porém aqueles que ainda vão receber a primeira dose deverão tomar a segunda dose após 30 dias. Ele alerta também para a contraindicação. “Se o animal estiver debilitado não deverá receber a vacina, mas isso será avaliado pela equipe no momento da vacinação e, após o animal se estabilizar, poderá ser vacinado”, explicou.

A dona de casa Betânia Souza levou seu cão e seus dois gatos para serem vacinados no Cvaz na manhã deste sábado. “Todos os anos trago os três porque é uma forma de proteger os animais e também minha família contra a raiva”, disse. Assim como ela, a estudante Amanda Mendes também se preocupa com a saúde de seu pequeno cachorro. “Estou cuidando dele há cinco meses, por isso é a primeira vez que trago para vacinar”, comentou.

Locais de vacinação – Para mais informações sobre os postos de vacinação disponíveis pela SMS durante o Dia D da campanha acesse o link: http://goo.gl/J7MB1G

Após a campanha – Quem não conseguir levar seu bicho aos postos de vacinação neste sábado, pode vaciná-lo no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que fica localizado na Avenida Walfredo Macêdo Brandão, nº 100, Jardim Cidade Universitária, e funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações os usuários podem ligar para 3218-9357.

Raiva animal – Causada por um vírus, a raiva ataca diversos animais, inclusive o homem. A taxa de óbito das pessoas que adquirem a doença é de quase 100%. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagui, é importante lavar bem a ferida com bastante água e sabão amarelo e procurar imediatamente um posto de saúde.