SMS imuniza grupos de risco em ‘Dia D’ de Vacinação contra a gripe

Por - em 867

Thibério Rodrigues

Vacinação_H1N1_foto_JulianaSantos (145)Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Aproximadamente 1,2 mil profissionais de saúde estão envolvidos na ação que acontece até às 17h em mais de 100 postos de imunização distribuídos em toda a cidade.

As pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e integrantes do sistema prisional devem procurar o posto de saúde de referência mais próximo de sua casa.

A campanha segue até o dia 20 de maio e a meta é imunizar 124 mil pessoas, o que corresponde a 80% da população de 168 mil, considerada grupo de risco. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

De acordo com o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a mobilização da população é muito importante para atingir a meta da campanha.  “Por isso montamos uma estrutura para atrair crianças e idosos, que fazem parte dos grupos de risco e serão imunizados durante a campanha. Convocamos as pessoas que devem se vacinar, pois saúde não é só ir a um Vacinação_H1N1_foto_JulianaSantos (75)hospital, saúde é também se cuidar”, afirmou.

Para receber a população, a SMS preparou uma grande estrutura na Praça da Independência. Além da vacinação, a programação conta com atrações para as crianças como brincadeiras, palhaços, pula-pula, pipoca e algodão doce.

A dona de casa Raniele Silva chegou bem cedo ao ponto de vacinação instalado na Praça da Independência para vacinar sua filha de apenas um ano de idade. “Pra mim é fundamental cuidar da saúde dela. Então procuro deixar o cartão de vacinação sempre atualizado”, disse.

Os mais velhos também estão comparecendo aos postos de vacinação, como é o caso da aposentada Maria do Carmo Bandeira, com 100 anos de idade. “Cuidar da saúde é fundamental. Melhor me prevenir contra qualquer doença, principalmente na minha idade”, afirmou.

Campanha – Em João Pessoa, as ações para imunização começaram no dia 13 de abril, apenas para dois grupos de risco – gestantes e trabalhadores da saúde. A partir do deste sábado (30), obedecendo ao calendário nacional, as vacinas serão destinadas para os usuários pertencentes a todos os grupos de risco.

“É importante lembrar que, portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Porém, esse grupo deverá apresentar uma prescrição médica que justifique a vacinação”, orientou Chiara Dantas, coordenadora do setor de Imunização da SMS.

Saiba onde serão os postos móveis e os horários de funcionamento para este sábado:

  • Praça da Independência – Abertura da Campanha (das 9h às 12h)
  • Supermercado Extra – Epitácio Pessoa (das 8h às 17h)
  • Shopping Manaíra (das 10h às 17h)
  • Shopping Mangabeira (das 10h às 17h)
  • Shopping Tambiá (das 10h às 17h)
  • Shopping Sul (das 10h às 17h)
  • Supermercado Atacadão (das 8h às 17h)