SMS inaugura serviço de ginecologia para mulheres com deficiência física
Thibério Rodrigues
Dentro da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai inaugurar no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Jaguaribe um serviço especializado em ginecologia voltado para mulheres com deficiência física. A inauguração do mais novo serviço da rede municipal de saúde acontece a partir das 9h desta quinta-feira (17). O Cais Jaguaribe está localizado na Rua Alberto de Brito, S/N.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Niedja Siqueira, o serviço é o único na área de ginecologia na Paraíba especializado em atender mulheres com deficiência física. O serviço dispõe de uma sala adaptada com mesa ginecológica especial para a realização de exames, a exemplo do citológico, além de uma equipe de profissionais treinados para atender às usuárias.
“A partir de agora vamos oferecer às nossas usuárias com deficiência um serviço especializado para que elas possam fazer seus exames e serem atendidas da forma mais adequada possível. Essa é mais uma conquista dentro da rede municipal no que está relacionado à saúde da mulher”, destacou Tânea Lucena, coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher da SMS.
No primeiro dia de atendimento, serão atendidas mulheres que fazem parte da Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), mas para ter acesso ao serviço, as usuárias deverão procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) e serão encaminhadas para a realização dos exames no serviço no Cais Jaguaribe.
Saúde da Mulher – A área técnica de Saúde da Mulher é responsável pelas ações voltadas ao público feminino, a exemplo de assistência ao pré-natal, incentivo ao parto natural e redução do número de cesáreas desnecessárias, redução da mortalidade materna, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, entre outras ações que funcionam de forma integrada entre a Atenção Básica, Atenção Especializada e Rede Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde.
Mês da Mulher – Durante todo o mês está sendo intensificada a realização dos exames de mamografia, exame citopatológico, cirurgia ginecológica (histerectomia) e palestras sobre planejamento familiar e outras temáticas como importância do pré-natal, violência doméstica e sexual, saúde da mulher idosa, saúde bucal e gravidez na adolescência.
As atividades estão acontecendo em diversos serviços da rede municipal de de saúde como o Instituto Cândida Vargas (ICV), Hospital Santa Isabel (HMSI), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) e nas Unidades de Saúde da Família (USF).