SMS inicia atividades de combate ao mosquito da dengue, roedores e chikungunya

Por - em 664

DAgentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deram início nesta quarta-feira (03) as atividades de combate e prevenção à dengue, chikungunya e roedores, em diversos pontos da cidade. As ações preventivas envolvem cerca de 300 profissionais do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), e das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Social (Sedes).

As ações seguirão até a próxima sexta-feira (5). Neste primeiro dia, foram realizados trabalhos de orientação e conscientização na Orla do Cabo Branco, Varadouro, além das BR’s 101 e 230.

“Estamos intensificando ações que já realizamos no dia a dia pelos agentes de saúde nos bairros de João Pessoa. Observamos que este é o período mais crítico para propagação de algumas doenças, onde o forte sol e a chuva contribuem para o crescimento dos vetores transmissores de diversas doenças”, ressaltou o gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes.

Os estabelecimentos comerciais localizados na área de atuação das equipes de saúde também recebem informações sobre prevenção das doenças. Os empresários estão sendo orientados a propagar estes conhecimentos com os clientes, ressaltando a importância da participação de todos neste trabalho coletivo. “Precisamos estimular a população a realizar a coleta e o descarte de lixo de modo correto, pois assim teremos êxito no trabalho que realizamos. Isto está diretamente relacionado à educação ambiental,” orienta o educador ambiental, André Nóbrega.

Durante as ações realizadas na orla, também foram expostos animais para adoção, além da exibição de utensílios feitos a partir da reutilização de materiais domésticos descartados.D

Dengue – O Aedes aegytpi prefere o ambiente úmido para colocar os ovos, que podem sobreviver até 450 dias no local. Bastam alguns milímetros de água para eles eclodirem e, em uma semana, transformarem-se em mosquitos adultos. O ciclo de vida do mosquito é de 35 dias, mas o número de pessoas que ele pode infectar é ilimitado.

A melhor forma de evitar a dengue é combatendo os focos, eliminando o acúmulo de água e locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.

Chikungunya – É um arbovírus transmitido por mosquitos do gênero Aedes.  Até recentemente havia sido detectado na África, Ásia e na Índia, onde sua transmissão era principalmente urbana, envolvendo os vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus. Registros da febre chikungunya foram feitos no Brasil, pela primeira vez, em agosto de 2010.

 

As atividades seguem com a seguinte programação:

4/12 (quinta-feira)

Ações nos bairros de Tambaú, Manaíra, de Água Fria ao Cristo, Ilha do Bispo e Varadouro, com cuidado especial à área do Cemitério da Boa Sentença.

5/12 (sexta-feira)

Atividades nos bairros do Bessa, Colibris, José Américo e Mangabeira.