SMS inicia campanha do Novembro Azul em toda rede de saúde da capital

Por - em 900

Ascom/SMS

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

As atividades preventivas e de promoção à saúde do homem são realizados durante todo o ano na rede municipal de saúde, mas no mês de novembro há a intensificação das ações de conscientização para o cuidado integral, com palestras, orientações e qualificação de atendimento e encaminhamento aos usuários do Sistema Único de Saúde da capital. A Secretaria de Saúde do Município (SMS) tem programação para o “Novembro Azul”.

“Os profissionais de todas as Unidades de Saúde Família estão sendo capacitados sobre os serviços e a importância de convocar a população para que esse cuidado seja contínuo. A assistência é garantida pela rede municipal de saúde a toda a população de forma integral, mas é importante que os homens procurem mais as USFs para o cuidado preventivo”, destacou Késsio Brito, coordenador da área técnica de saúde do homem da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha do Novembro Azul busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos. “Muitas pessoas acreditam que essa campanha é apenas sobre o câncer, mas não é bem assim, ela serve para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância de seu rastreamento oportuno, mas também objetiva fazer com que o homem se cuide em sua integralidade, evitando outros agravos”, explica Késsio.

Dentro da programação, serão realizadas ações nas Unidades de Saúde da Família, nas Academias de Saúde da Família, no Projeto João Pessoa Vida Saudável, nos Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), hospitais da rede municipal, e outras secretarias. Serão realizadas palestras sobre câncer de próstata nas instituições de ensino e pesquisas, com atividades direcionadas ao público masculino com práticas de atividades físicas, avaliação antropométrica, verificação da pressão arterial e avaliação nutricional.

“Nesta edição estamos também com a perspectiva de fomentar outras políticas, compreendendo que a saúde envolve outros setores, como educação básica, lazer e segurança”, ressaltou Késsio Brito. “Neste ano, em parceria com a gerencia de vigilância epidemiológica, observamos a estatística de que mais de três mil homens estiveram envolvidos em acidentes de transito com motocicletas, com 626 mortes somente no período de janeiro a agosto, um dado superior aos óbitos causados por câncer de próstata (50), diabetes (94), infarto (187) e homicídios (1875)”, completou.

D R T . R J .15855

Câncer de Próstata – Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

“Com base nos números apresentados pela Vigilância Epidemiológica e do INCA, trabalhamos atividades de promoção à saúde e preventiva. Observando toda doença que possa vir a surgir, não só o câncer de próstata. Portanto a orientação é que os homens busquem as Unidades de Saúde de sua referência para conversar com os profissionais”, informou Késsio Brito.

Programação:

31 de outubro – Qualificação para Médicos da Atenção Básica sobre Câncer de próstata.

Local: Auditório do Complexo Hospitalar Mangabeira, às 17 horas.

04 de novembro – Qualificação para Agentes Comunitários de Saúde sobre a saúde do homem.
Local: auditório da FPB, às 13h.

11 de novembro – Ação Intersetorial na EMLUR

Ação: Onde serão ofertadas atividades como palestras e ações de promoção e prevenção em saúde do Homem

Horário: Das 8h às 12h