Secretaria de Saúde inicia campanha pelo uso racional de medicamentos

Por - em 665

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) inicia, nesta sexta-feira (9), uma campanha de sensibilização pelo uso racional de medicamentos. A programação segue até o dia 20 e conta com mesas de debates, palestras, oficinas e ações educativas para profissionais, estudantes e usuários da rede municipal de saúde.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Institucional da SMS, Janiza Carvalho da Costa, a campanha visa concentrar forças para sensibilizar a população, assim como profissionais e estudantes de saúde sobre a importância do tema. “A promoção do uso racional de medicamentos, por intermédio de ações que disciplinem a prescrição, a dispensação e o consumo, constitui-se um eixo estratégico da Política Nacional de Assistência Farmacêutica”, afirmou.

A abertura da campanha acontecerá a partir das 8h no auditório do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em seguida será aberto um debate sobre a importância do profissional farmacêutico no uso racional dos medicamentos.

Ponto de Cem Réis – Neste sábado (10) uma equipe da SMS estará no Ponto Cem Réis realizando ação com distribuição de material educativo para conscientizar a população da Capital sobre o tema. No local será montada uma tenda de apoio das 8h às 11h.

Encerrando a programação, haverá uma oficina direcionada aos agentes comunitários de saúde para que esses profissionais estejam capacitados para acompanhar o uso racional de medicamentos por parte da população. A capacitação acontecerá no dia 20, das 8h às 18h, também no auditório de Fonoaudiologia da UFPB.

Parceria – A campanha está sendo realizada em parceria com Ministério da Saúde (MS), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF), Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba (Sifep), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Centro Acadêmico Livre de Farmácia da Paraíba (CALFARM –PB)

Uso Racional – Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional acontece quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

O uso racional também implica na oferta de tratamentos, insumos e tecnologias com base nas melhores práticas terapêuticas e assistenciais, amparadas em evidências científicas seguras, estudos clínicos com resultados confiáveis, e que, principalmente, tenham sido avaliados pelas instâncias regulatórias e de fiscalização no País, no caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dia Nacional – O dia 5 de maio é conhecido como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar sobre as preocupações do Ministério da Saúde em relação ao uso indiscriminado de medicamentos e automedicação, que geram o risco de intoxicação, além destacar sobre a maneira correta de tomar remédios.