Secretaria inicia capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde

Por Eliabe Castor - em 613

Eliabe Castor

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da sua Área Técnica de Saúde da Mulher, iniciou, na tarde desta quinta-feira (2), a qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Sanitário IV, cujo enfoque da atividade é capacitá-los para levar informações às famílias da área no que diz respeito ao planejamento sexual e reprodutivo. A intenção é conscientizar esse público a buscar os serviços que o órgão disponibiliza, como a importância do controle de natalidade, o uso de métodos contraceptivos, a utilização das camisinhas feminina e masculina, como serviços oferecidos gratuitamente, a exemplo de laqueaduras e vasectomia.

A coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Tânea Lucena, observou que existem muitas dúvidas da população em relação aos métodos contraceptivos, dando como exemplo a vasectomia. “Muitos homens não a fazem alegando que, após a intervenção, a capacidade do potencial de ereção masculina é reduzida. Isso é um mito e estamos trabalhando para desconstruí-lo”, observou.

Tânea Lucena informou que esse trabalho será estendido, até o final do ano, abarcando os cinco Distritos Sanitários de João Pessoa, de modo que nenhuma área fique descoberta. Além dos Agentes Comunitários de Saúde, médicos e enfermeiras também receberão o mesmo treinamento, a fim de uma maior eficácia do serviço.

“Hoje o município oferece, gratuitamente, contraceptivos de via oral e injetável, laqueaduras, vasectomia e distribuição de preservativos, de modo que a população está bem assistida. O problema é que existem muitas dúvidas por parte das famílias, e precisamos esclarecer da melhor forma. E não estamos só falando de controle de natalidade. Também há o enfoque das doenças adquiridas no ato da relação sexual, as DST/Aids. Ou seja, trabalhamos em algo amplo que busca uma melhor qualidade de vida para a população”, concluiu.