SMS institui protocolo para atendimentos em otorrino na atenção básica

Por - em 1564

Lílian Pedreirafoto.Ivomar Gomes Pereira (20)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção Básica e Gerência de Educação na Saúde, realiza capacitação para implantação do protocolo de condutas clinicas em Otorrinolaringologia para os médicos que atuam na estratégia de saúde da família, na rede municipal.

A capacitação foi divida em duas turmas. A primeira participou do curso nesta sexta-feira (04), no auditório da Associação Médica da Paraíba, na Avenida Camilo de Holanda, 821, Torre. A segunda turma será contemplada na próxima sexta-feira (11), no mesmo local.

O evento tem como proposta apresentar o protocolo médico de condutas para as consultas em otorrinolaringologia, nos serviços de saúde, com intuito de otimizar a assistência que os médicos dão na Atenção Básica e diminuir os encaminhamentos de otorrinolaringologia para a rede especializada.

“Além disso, a gente quer iniciar a partir de hoje um ciclo de educação permanente para um diálogo entre a atenção básica e a rede especializada, com a finalidade de minimizar as fragilidades e potencializar os serviços existentes”, destacou Daniela Pimentel, gerente da Educação na Saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A qualificação está sendo dada pelo médico otorrinolaringologista Adriano Sérgio, que desenvolve um trabalho de assistência social e está auxiliando na instituição do protocolo.

“Estamos conduzindo os encaminhamentos de assistência principalmente pela porta de entrada dos serviços básicos, que são com os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família, para garantir o cuidado adequado à população e fortalecer o vínculo do fazer saúde, dentro da perspectiva da promoção, prevenção, tratamento e reabilitação”, destacou a secretária de Saúde Aleuda Cardoso, que já atuou como médica da atenção básica.

Protocolo – A implementação do manual tem como objetivo sugerir uma abordagem diagnostica prática e terapêutica atualizada, deixando em evidencia que a decisão clinica do médico é importante, respeitando as necessidades e particularidades de cada paciente.

O que é – A Estratégia da Educação Permanente é uma ferramenta indispensável para a Rede Escola.

O projeto busca planejar, pactuar e acompanhar as atividades desenvolvidas na rede municipal com a finalidade de melhorar a organização dos serviços e contribuir na formação dos profissionais que atuam na área de saúde, objetivando a garantia e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).