SMS intensifica ações preventivas para controle do Caracol Africano

Por - em 519

Arquivo SMS - Ivomar Gomes (2)Visando conscientizar a população sobre os perigos do Achatina fulica, conhecido como Caracol Africano, e as formas corretas de fazer a retirada do molusco, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta sexta-feira (27), a partir das 6h30, ações preventivas que acontecem ao longo da Orla do Cabo Branco, com concentração em frente a Fundação Casa José Américo. As atividades contam com a parceria da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Na ocasião, os agentes de vigilância ambiental estarão fazendo panfletagem, orientação e o controle do caracol por meio de catação, único procedimento permitido para a área que é de preservação ambiental. “A área é protegida por lei, já que ali existe uma vegetação, então não podemos usar nenhum pesticida ou qualquer outro tipo de forma para eliminar o caracol, além disso, ele não possui um predador natural então nossa única forma de combatê-lo é através do processo de catação”, explica o gerente da Cvaz, Nilton Guedes.

Ainda de acordo com o gerente da Cvaz, a ação é voltada à população que poderá contribuir com o trabalho da vigilância ambiental. “Estamos divulgando o máximo de informações existentes, transmitindo todo o conhecimento que temos sobre o Caracol Africano para os cidadãos. Assim eles poderão evitar a reprodução da espécie, que não aparece apenas em lugares próximos de vegetação, podendo também chegar às residências, basta que o ambiente seja favorável”, completou o gerente.

Durante as ultimas semanas, os agentes de vigilância ambiental passaram por uma qualificação para poder orientar da melhor forma a população, com o intuito de identificar os casos durante as visitas domiciliares e fazer a retirada do molusco.

“A SMS tem trabalhado com o foco na prevenção de doenças e objetivando sempre a promoção à saúde. Ações desse tipo só vem para somar as outras atividades que estão sendo promovidas pela secretaria”, disse a diretora de Atenção à Saúde, Juliana Abath.

Combate a Dengue – Além de ações preventivas para o Caracol Africano, a Cvaz, está realizando diversas atividades para intensificar o controle do mosquito Aedes aegytpi,transmissor da dengue.

As ações consistem em identificar os locais mais propícios a reprodução do mosquito, como cemitérios, depósito de sucatas, borracharias e obras. As equipes também realizam o controle químico através da aplicação de inseticidas e a retirada dos focos, em todos os bairros da capital.  As atividades tiveram inicio na quarta-feira (25) e seguirão até o final do primeiro semestre.