SMS intensifica prevenção ao câncer de mama durante Outubro Rosa

Por - em 916

Thibério Rodriguesfoto Ivomar Gomes Pereira. outubro Rosa (28)

Os serviços de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciaram nesta quinta-feira (1) as atividades da programação da Campanha Outubro Rosa em prevenção ao câncer de mama. As ações preventivas para o público feminino acontecem continuamente na Atenção Básica, mas serão intensificadas durante todo o mês nas unidades de saúde.

A abertura da campanha aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mandacaru com encaminhamento para mamografias e outros exames que complementam o processo do diagnóstico do câncer de mama, além de orientações de promoção à saúde da mulher.

Para a coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde (SMS), Tânea Lucena, este é um período especial do ano porque em todo o mundo os profissionais da área falam da importância da prevenção ao câncer de mama, mas o cuidado deve seguir continuamente.

“Infelizmente, muitas mulheres só procuram os serviços durante a campanha, mas precisam cuidar de sua saúde de forma integral durante todo o ano. É importante que as mulheres que já fizeram a mamografia, incentivem as outras mulheres de suas comunidades a também fazerem o exame”, afirmou Tânea.

“As mulheres assumem o papel de cuidar da família, da casa e do trabalho, mas também tem de se cuidar e aproveitar todos os serviços que são disponibilizados para cuidar de sua saúde”, disse Aylla Milanez, coordenadora de Direitos Sexuais e Reprodutivos da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) da PMJP, parceira da SMS na campanha.

Mamografias – De acordo com a área técnica de Saúde da Mulher da SMS, foram realizadas 10,1 mil mamografias na Rede Municipal de Saúde no período de janeiro até agosto de 2015. Mensalmente, o município disponibiliza a realização de 5,2 mil mamografias.

Para ter acesso aos exames, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados, onde serão realizados os exames.

A mamografia é uma exame simples, realizado com um aparelho chamado mamógrafo, que tira um raio x da mama. Esse exame permite descobrir o câncer de mama ainda no início.

Programação – Além das atividades de promoção e prevenção à saúde da mulher, nas USF, outros serviços também prepararam sua programação para o Outubro Rosa. No Instituto Cândida Vargas (ICV), todas as quintas-feiras serão realizadas ações como palestra sobre auto-exame da mama, momento saudável com personal trainer e atividade educativa sobre alimentação saudável.Ivomar Gomes - Exame - Ascom SMS

No Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), as ações estão programadas para os dias 5 e 6 de outubro. Haverá ainda atividades como palestras e atendimentos pelos profissionais de saúde na Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Outubro Rosa – O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Câncer de Mama – É o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres brasileiras. Nesta doença, as células da mama se desenvolvem de forma anormal, se multiplicando rapidamente. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.

As mulheres com mais de 40 anos de idade devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o exame clínico das mamas por um médico ou enfermeiro. Já a mulher com idade entre 50 a 69 anos devem realizar uma mamografia a cada dois anos.

O que fazer para se cuidar – A coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Tânea Lucena, orienta que hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção contra o câncer de mama, mas também outras doenças. “É importante se alimentar de frutas e verduras, praticar atividade física regularmente, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas”, disse.