SMS já vacinou 40% das pessoas que compõem grupos prioritários para imunização
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa já vacinou 40% da população, o que representa cerca de 82 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para vacinação que protege contra os três subtipos do vírus da gripe. A SMS faz o chamamento ao público-alvo da campanha a procurar o serviço de saúde mais próximo para ser vacinado, de posse de seu cartão de vacinação, e orienta ao restante da população sobre os cuidados com higiene para evitar a contaminação.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B).
Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) destaca que a vacina é a maneira mais eficaz para se prevenir da gripe, com a capacidade de proteger de 70% a 90% as pessoas dos casos de gripe. “Estamos trabalhando para garantir a assistência e, em conjunto com as equipes de imunização, fazer uma vacinação de bloqueio, no caso de dúvidas, para evitar conteúdo de fakenews, a referência são os profissionais de saúde dos serviços ou o site do Ministério da Saúde”, comentou.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 31 de maio, com a meta de imunizar aproximadamente 211.566 pessoas na Capital, o que corresponde a 90% da população considerada grupo prioritário.
Fazem parte do grupo de risco pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos,11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
Cuidados básicos – Fernando Virgolino orienta cuidados básicos que as pessoas devem ter para evitar o contágio. “As pessoas precisam ter o hábito de sempre lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, principalmente após andar em espaços públicos como ônibus, trem, avião ou até com aperto de mão. Tocar em objetos de uso comum como teclados e mouse nos locais de trabalho também traz riscos. Por isso, é preciso evitar levar a mão à boca ou ao nariz, após tocar objetos de uso comum”, explicou.
O vírus da gripe entra no organismo através da mucosa das vias respiratórias superiores (nariz e boca), que constituem uma barreira de proteção para vírus e outros micro-organismos. A ingestão de grande quantidade de água hidrata a mucosa e ajuda a combater o vírus.
Prática regular de exercícios físicos fortalece a imunidade do organismo. Com a prática de atividades, o corpo produz mais secreções nasais, o que ajuda na eliminação dos agentes agressores das fossas nasais, impedindo que atinjam os pulmões. Também é importante evitar ambientes secos e frios, fechados e com muitas pessoas, e manter a casa ou local de trabalho limpos e arejados.